Douro Azul vai criar um Parque Temático e Museu Interactivo dedicado aos Descobrimentos em Miragaia

museu_descobrimentosO primeiro Parque Temático e Museu Interactivo alusivo à epopeia dos Descobrimentos Portugueses vai nascer no Porto, nas antigas instalações da Real Companhia Velha, em Miragaia, recriando as rotas dos Descobridores Portugueses que deram novos Mundos ao Mundo.

O projecto World of Discoveries, desenvolvido por uma empresa do Grupo DouroAzul, está previsto abrir ao público no final de 2013, a tempo das celebrações dos 600 anos do início da campanha de conquista de Ceuta, em 1414, que marca o início da expansão marítima Portuguesa e a epopeia dos Descobrimentos, cujo impulsionador foi o Infante Dom Henrique, filho pródigo da cidade do Porto.

O museu vai ter uma área de mais de 4.000 metros quadrados cobertos, em instalações contíguas ao Centro de Acolhimento a Turistas da DouroAzul. Os visitantes irão fazer uma visita multimédia embarcando em réplicas de pequenos barcos, que vão ‘navegar’ através de um canal de água onde serão recriados os caminhos marítimos desbravados pelos conquistadores portugueses à descoberta de novas rotas de comércio. A realização deste percurso vai permitir ao visitante sentir de forma interactiva e de forma representativo à época, as experiências que os marinheiros viveram nas suas viagens pelos mares nunca dantes navegados.

O espaço recriará também o ambiente de construção das embarcações, desde os estaleiros de construção, à escola de navegação, ao abastecimento das matérias-primas e ao cais de embarque. Ao longo do percurso os visitantes vão poder ‘estar’ nos locais onde foi erguido o famoso padrão dos Descobrimentos, vão poder ‘dobrar’ o Cabo das Tormentas, vão ‘chegar’ à Índia, à China, ao Japão, a Timor e ao Brasil.

O projecto de arquitectura já foi aprovado pelo IGESPAR e pela Câmara Municipal do Porto e tem um investimento necessário previsto de seis milhões de euros.  A componente histórica, pedagógica e didáctica são de elevado rigor científico, e para isso, estão a ser desenvolvidos conteúdos técnico-históricos rigorosos, recriados e adaptados a partir de trabalhos científicos que o Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, entidade associada à Universidade do Porto, está a realizar.

Os estudos realizados pela World of Discoveries prevêem uma afluência anual de cerca de 250 mil visitantes, dos quais 60% serão turistas estrangeiros, o que terá um impacte significativo em termos do volume de negócios estimados em mais de dois milhões de euros por ano. Deverá ainda criar 14 postos de trabalho directos e tenderá a fomentar outros de forma indirecta.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta