Dois filmes portugueses nos grandes ecrãs esta semana

Entre os vários filmes que estreiam esta semana, destacam-se dois filmes portugueses, um inspirado num romance de Eça de Queirós – Singularidades de uma Rapariga Loura, outro inspirado na vida de António Oliveira Salazar – Salazar, A Vida Privada.

Singularidades de uma Rapariga Loura, de Manuel de Oliveira teve estreia mundial em Fevereiro passado, no Festival de Cinema de Berlim e esta terça-feira (dia 28) foi apresentado em ante-estreia, no Cinema São Jorge, inserido na programação do IndieLisboa (Festival de Cinema Independente de Lisboa), com a presença do realizador centenário Manoel de Oliveira e dos protagonistas do filme, entre eles Ricardo Trêpa, actor e neto do realizador.

Singularidades de uma Rapariga Loura

Género: Drama
Realização: Manoel de Oliveira
Intérpretes: Catarina Wallenstein,Diogo Dória,Leonor Silveira,Luís Miguel Cintra,Ricardo Trêpa, Rogério Samora

Site Oficial: Filmes do Tejo

Numa viagem de comboio para o Algarve, Macário image003conta as atribulações da sua vida amorosa a uma desconhecida senhora: Mal entra para o seu primeiro emprego, um lugar de contabilista no armazém em Lisboa do seu tio Francisco, apaixona-se perdidamente pela rapariga loira que vive na casa do outro lado da rua, Luísa Vilaça. Conhece-a e quer de imediato casar com ela. O tio discorda, despede-o e expulsa-o de casa. Macário consegue enriquecer em Cabo-Verde e quando já tem a aprovação do tio para finalmente casar com a sua amada, descobre então a “singularidade” do carácter da noiva.

Trailer :

Depois da série na SIC, chega agora ao grande ecrã, o filme produzido pela Valentim de Carvalho Filmes e que mostra um outro lado de Salazar. Do homem recto,simples, religioso, frio e imperturbável, chega-nos agora uma imagem de um homem astuto, humano, superesticioso, dominador, apreciador dos prazeres do vinho e da carne, e dado a assuntos de saias. A série gerou polémica, o filme promete aumentá-la, com algumas cenas mais explícitas.

Salazar, A Vida Privada

Género: Biografia
Realização: Jorge Queiroga
Intérpretes: Ana Padrão, Catarina Wallenstein, Diogo Morgado,Filipe Vargas, Héléna Noguerra, João Lagarto,  cartaz_salazar_peqMargarida Carpinteiro, Soraia Chaves,Virgílio Castelo

Site Oficial:  Salazar, A Vida Privada

Na fase final da vida de Salazar, o estadista recorda a sua vida, as suas opções, as decisões que tomou e as que podia ter tomado. Dar a conhecer o homem por detrás de quem governou Portugal durante 40 anos foi o grande desafio: “Salazar, enquanto estadista, é conhecido do grande público. O mito do estadista estóico, convictamente religioso e assexuado tem o contraponto neste filme.

Trailer :

Deixar uma resposta