Divina Comédia é o nome da nova editora que privilegia obras de autores lusófonos

divina_comediaA Divina Comédia é o nome de uma nova editora independente que apresenta um projeto com forte destaque para os autores lusófonos.

Foi assim desenvolvido um projeto liderado por Alexandre Vasconcelos e Sá que pretende centrar-se na edição de autores de língua portuguesa mas também de literatura internacional, com uma previsão de publicação de cem livros por ano.

Fazem parte do seu catálogo previsto para este ano autores como Fernando Campos, Carlos de Matos Gomes, Aniceto Afonso, Filomena Marona Beja, Raquel Freire, Aura Miguel, Nelson Quintino, Nuno Markl, Rita Ferro Rodrigues, Filipe Homem Fonseca, Pedro Tamen, John Cleese, Sasha Grey, Eric Hobsbawm, Jérôme Ferrari (prémio Goncourt 2012), Mo Yan (Prémio Nobel 2012), Alissa Nutting, Dolores Redondo, Graeme Simsion, Alejandro Zambra, entre outros.

A Divina Comédia está instalada no centro de Lisboa, na Rua da Conceição da Glória, 75, num antigo armazém de livros totalmente recuperado e com espaço para cerca de duzentas pessoas, pretendendo utilizá-lo para fazer lançamentos de livros e apresentar um programa alternativo de atividades culturais.

Além de Alexandre Vasconcelos e Sá, a equipa conta com Paula Caetano, editora de ficção, Sara Wunderly Gomes, editora de não-ficção, Leonor Branco, diretora de produção, Cláudia Prata, diretora de comunicação & marketing, e José Araújo, diretor comercial.

Os primeiros livros já lançados são Alcora, o Acordo Secreto do Colonialismo de Aniceto Afonso e Carlos de Matos Gomes, um documento histórico que revela todos os pormenores de um acordo estratégico secreto entre o regime ditatorial português, a África do Sul e a Rodésia. O Cavaleiro da Águia, de Fernando Campos, cujo tema central é a fundação da nacionalidade. Foi publicado também Mudanças, de Mo Yan, Prémio Nobel de 2012. Nuno Markl lançou o seu novo livro Como Desenhar Mulheres, Motas e Cavalos, com poemas de Miguel Araújo, Bordel Português, de Nelson Quintino. Deve ser isto o Amor é outra das obras desta editora, escrita por Rita Ferro Rodrigues, entre outros.

Texto de Joana Resende 

Deixar uma resposta