Dia Nacional dos Castelos assinala-se amanhã com actividades em Tomar e Lisboa

Assinala-se amanhã, dia 7 de Outubro, o Dia Nacional dos Castelos, com eventos a decorrer em vários pontos do país, com destaque para Tomar onde vão ter lugar as comemorações centrais do Dia Nacional dos Castelos, numa organização conjunta entre o Convento de Cristo/IGESPAR e a Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos.

Durante todo o dia vão decorrer várias actividades no Convento de Cristo, como uma cerimónia protocolar, uma palestra alusiva à efeméride, várias acções de carácter educativo e lúdico, um programa cultural, actividades de animação dos espaços e visitas animadas, um almoço piquenique na alcáçova do castelo, lançamento do “Castles Challenge 2010”, demonstração de artes medievais (dança e a luta) e a encerrar o dia um jantar formal no Refeitório dos Frades.

Em Lisboa a efeméride assinala-se no Castelo de São Jorge, com uma visita gratuita ao pôr-do-sol, marcada para as 18h00, com 1h30 de duração.

A visita guiada está orientada para a identificação e interpretação de alguns aspectos morfológicos dos castelos, como as alterações introduzidas nas várias épocas, como por exemplo a génese dos castelos, as influências islâmicas, as inovações medievais e a transição para a fortaleza da época moderna.

O Dia Nacional dos Castelos foi instituído em 1984, em Outubro e visa celebrar e chamar à atenção para o património nacional fortificado.

Texto de Elsa Furtado
Fotos de Francisco Lourenço e Elsa Furtado

Deixar uma resposta