Dia Mundial do Livro é assinalado com várias iniciativas

Assinala-se hoje, 23 de Abril, O Dia Mundial do Livro, numa iniciativa que teve origem na Catalunha, no dia de São Jorge, e desde 1996, por decisão da UNESCO é celebrado mundialmente, na data que segundo vários calendários, dizem ter falecido importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.

Esta data simbólica para a literatura é assinalada com a oferta de uma rosa a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

Em Lisboa, estão previstas várias iniciativas para hoje, como o início da Semana dos Livreiros, que decorre até dia 29 de Abril, (data em que começa a Feira do Livro de Lisboa), numa iniciativa da APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros), em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa.

Na Livraria Bertrand no Chiado a festa começa logo pela manhã, às 10h00, com a colocação de um livro gigante (2 x 2,50 metros), na rua Garret, e onde os portugueses vão são convidados a participar numa história viva, com uma frase da sua autoria, vendo apenas a frase anterior. Esta é uma acção inspirada no jogo criado pelos surrealistas e que se designa de Cádaver Esquisito, em que cada interveniente contribui para a construção de uma história, que ninguém sabe como terminará, com fim previsto para as 19h00.

Às 18h30 vai decorrer a a tertúlia “Ler no Chiado” dedicada a este dia, sob o mote “Nunca se publicou tanto, já se leu mais?”, com a presença do comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, João Rodrigues, da Sextante, e Diogo Madredeus, da Cavalo de Ferro, para debaterem o sector livreiro e o momento que este atravessa em Portugal.

Pelas 18h00, a Editora BABEL inaugura a sua nova livraria, em São Sebastião, com algumas novidades, como o cubo BABEL, um suporte multimédia que permitirá a disponibilização imediata de conteúdos em suporte digital no espaço da livraria, e um espaço de restauração gourmet, em colaboração com o chef Vítor Sobral.

Para as 22h00 está marcado o lançamento do livro BABEL sobre Babel, no Lux Frágil.

Também para a mesma hora, no Bar Entretanto do Bairro Alto Hotel, está marcada uma festa para celebrar o Dia Mundial do Livro e onde vai ser lançado o livro Submundo, da autoria e Don DeLillo, da Sextante Editora, numa iniciativa conjunta da Porto Editora e da APEL.

Durante todo o dia, várias livrarias e espaços com livros, como a FNAC e o Staples vão ter realizar várias campanhas promocionais e descontos em vários títulos.

Por Elsa Furtado

Deixar uma resposta