Dia Mundial da Poesia assinalado no CCB

O Dia Mundial da Poesia, uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL) e do Centro Cultural de Belém (CCB), é comemorado a 21 de Março, no CCB, pelo terceiro ano consecutivo. Com um vasto programa, com início às 11h00, este evento prolonga-se até às 19h00, num ambiente de festa, que inclui muita poesia, para todas as idades.

A Feira do Livro de Poesia, o espaço para os espontâneos “Diga Lá Um Poema” e um conjunto de oficinas organizadas pela Fábrica das Artes vão ocupar todo o edifício do CCB, desde o Centro de Reuniões ao Centro de Espectáculos, passado pelos espaços intermédios, como a cafetaria ou o bengaleiro.

Neste ano, a Maratona da Leitura é  dedicada a Álvaro de Campos, mantendo os poetas o seu espaço de leitura, tal como nas edições anteriores. As novas propostas como “A Poesia e o Cinema”, “A Poesia Urbana Contemporânea” e a “Métrica da Poesia” convidam o público a estabelecer relações entre a poesia e diversas artes.

O programa inclui, ainda, concertos, conferências, lançamento de livros, workshops e exposições.

Um dos pontos altos deste dia é a entrega de prémios do concurso “Faça Lá Um Poema!”, uma iniciativa do PNL e do CCB, dirigida às escolas de todos os níveis de ensino, com o objectivo de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta