Dia Mundial da Criança: Roteiro de atividades

zoo4Se até agora nenhuma criança o lembrou que o Dia Mundial da Criança é já no próximo sábado, fica já aqui o alerta. O C&H foi descobrir alguns programas para passar este dia da melhor forma.

No Jardim Zoológico, o Docinho de Morango e o Ruca animam o parque dia 1 de junho. As crianças podem participar no workshop “Decorar a Moranguinho” e encarnar os seus animais preferidos com as divertidas pinturas faciais. Os mais vaidosos podem fazer um colorido e selvagem tereré. O Ruca traz brincadeiras e jogos. Vai desafiar as crianças a participar no jogo “O meu animal preferido” e a deixar uma mensagem especial ao seu animal preferido, que ficará exposta, nesse dia, na avenida principal do Jardim Zoológico. Há também insufláveis a garantir muita animação. As atividades estão incluídas no bilhete de entrada.

No Museu do Oriente há dragões por procurar, samurais por conhecer e histórias e lendas que vão dar que pensar. E em cada etapa, uma charada para adivinhar. A manhã é dedicada à visita-jogo Procurando dragões, que coloca toda a família a percorrer o Museu à procura deste símbolo de boa sorte (das 10h30 às 12h00, 3 euros por participante, a partir dos 4 anos). À tarde as crianças são desafiadas a perceber que relação pode haver entre os bravos guerreiros samurais e as delicadas flores de cerejeira, na oficina Flores para guerreiros? (das 15h00 às 16h30, 4 euros por participante, dos 6 aos 12 anos). A participação nas atividades está sujeita a marcação.

sardinhas museu da marionetNo Museu da Marioneta há “Sardinhas no Claustro” – uma atividade gratuita, que convida todos a criar a sua sardinha e com ela criar um jogo de brilho e sombra (necessária marcação prévia).

O Pavilhão do Conhecimento tem várias propostas. A peça “Viva a Ciência” fala de Eugénia, uma menina de sete anos que, numa viagem cheia de aventuras, descobre a ciência em todo o lado e que é uma ajuda preciosa nas nossas vidas (sessões às 11.30 e às 15h00). A jazida do Pavilhão do Conhecimento também vai estar a trabalhar. Aspirantes a paleontólogos vão escavar rochas à procura de fósseis de dinossauros e a seguir identificá-los no laboratório de campo. São os “Ossos do Ofício“. “Miguel Sarapintas e o pinto de três patas” é um livro sobre o bullying e o direito à diferença, com prosa e poesia, e que o autor José Carlos Pereira, traz para conversas com as famílias (a partir das 16h30). Ao longo de todo o dia há refrescos fumegantes, gelados de azoto, sorvetes de sal e gelados quentes de iogurte. Ao final da tarde prevê-se que a temperatura no auditório do Pavilhão desça para temperaturas geladas, num science show para toda a família.

mercadinho dos sonhosSe conta estar em Lisboa, pela zona de Alcântara, pode ainda aproveitar O Mercadinho dos Sonhos, um evento infantil de cariz solidário que apoia a Fundação do Gil. A entrada é livre. Lá vai poder aproveitar para renovar o guarda- roupa, os brinquedos e os livros para os mais novos. O programa conta com workshops gratuitos para as crianças, que vão desde a costura criativa, cake design, música, plasticinas, cerâmica, scrapbooking e yoga para famílias. A Fundação do Gil também lá estará com livros, agendas e cds do Gil, para quem puder comprar e apoiar a causa.

O Museu da Presidência da República convida a participar nas atividades organizadas em parceria com a PSP, que acontecem nos pátios e jardins do palácio. Há espaço para cenários de investigação criminal, demonstrações das competências dos cães-polícia, recriação de uma escola de trânsito, pinturas faciais, modelagem de balões, “Concerto de Palmo e Meio” (para crianças até aos 8 anos) e ainda um concerto da Banda Sinfónica de Música da PSP a encerrar o dia. A entrada é livre.

O Mosteiro dos Jerónimos comemora antecipadamente esta data, com um concerto no claustro dia 31 de maio, às 11h00. A entrada é gratuita para escolas convidadas e para visitantes até aos 14 anos.


MuseuColeçãoBerardo
O Museu Coleção Berardo convida as famílias para, num dia surrealista, criarem um cadavre exquis. Este método consiste na realização de um desenho coletivo, sem que os intervenientes saibam o que os outros desenharam antes, aproveitando apenas parte dos traços visíveis sobre as dobras do papel para continuarem o desenho. No final, ao desdobrar o papel, espera-os uma inesperada surpresa. A partir deste desenho coletivo, será criada uma animação que ficará disponível online, para (re)ver, recordar e mostrar aos amigos o desenho deste “cadáver esquisito gigante”. A atividade é gratuita, recomendada a partir dos 3 anos e não necessita de marcação prévia.

Alice no Jardim (PSML)Em Sintra, na Quintinha de Monserrate, há atividades durante todo o fim-de-semana, com a “Aldeia da Criança” (uma aldeia em ponto pequeno criada a rigor para esta data). Aqui as crianças e famílias são convidadas a descobrir antigas profissões, e a conhecer as casas miniatura em que personagens como o padeiro, o cesteiro, o oleiro, o sapateiro, e o pastor, estão a desempenhar os seus ofícios. Com os trajes da época, convidam os visitantes a participar em atividades e a aprender acerca da região saloia. Tem o valor de 8 euros por participante e é recomendado a partir dos 4 anos.

A AIP sugere para esta data um programa diferente na Companhia das Lezírias. Inclui um passeio pedestre, um passeio guiado pela herdade, almoço buffet rústico e, à tarde, um workshop sobre tradição e festa brava. O valor para duas pessoas é de 50 euros.

A Fundação Mata do Buçaco organiza “Criança sou eu e és tu” e “III Dog Trekking” durante este fim-de-semana.  “Criança sou eu e és tu!” propõe uma manhã onde pais e filhos interagem com atividades como “Miminho” (pais preparam globo de neve artesanal aos filhos), Gincana, “Eu aos teus olhos” (retrato da mãe ou pai feito pela criança), “Folhas brincalhonas” (animais realizados através de folhas) e “Caça ao Tesouro” (para adultos e crianças). As atividades acontecem na Fonte de Santa Teresa e no Jardim da Araucária, entre as 10h e as 12h. O valor é de 4 euros para 2 adultos e 1 criança, e 1,50 euros para uma criança extra). É necessária inscrição prévia e recomendado a partir dos 5 anos.

O “III Dog Trekking” inclui um passeio orientado por monitores com uma visita pela Mata Nacional do Buçaco na companhia de cães, finalizando com um lanche oferecido pela Associação Quatro Patas e Focinhos. A atividade dá a conhecer a associação, com a possibilidade de alugar um cão da mesma, por uma tarde, para participar na atividade. O início é às 15h30, junto à loja “Produtos da Mata”, e o valor de participação 5 euros (gratuito para crianças até aos 12 anos). Para “alugar” um cão é necessária inscrição prévia.

fluviário de moraEm Mora, o Fluviário oferece entrada gratuita até aos 12 anos, assim como não se pagam as atividades previstas. Entre a visita ao Fluviário, com ou sem guia, e a oferta variada do Parque Ecológico do Gameiro (campismo ecológico, parque infantil, passeios ao longo da Ribeira do Raia, pic-nics, banhos de sol na praia fluvial…) fica ainda a possibilidade de se optar pelos insufláveis ou por atividades mais radicais como escalada, rappel, slide, tiro com arco, zarabatana, besta e fisga, air bungee e slack line. Para os mais corajosos, o parque aventura proporciona ainda um passeio diferente mesmo junto à copa dos sobreiros onde está instalado o parque de arborismo. Neste dia, o Fluviário recebe ainda o Encontro de Contadores de Histórias.

Grândola organiza no Jardim 1º de Maio, entre as 10h e as 13h30, pinturas faciais, modelagem de balões, futebol, jogos Wii, pintura mural e ateliers de pulseiras, estúdio jovem, centro ciência viva, atelier associação de pais e atelier ludoteca.

No Museu de Évora, às 11h30, há sessão de cinema no âmbito da iniciativa “Cinema de Animação Infantil: Como se Vê e Como se Faz”, dirigida a maiores de 3 anos. Dia 2, às 16h, apresenta-se o espetáculo “Estória da Galinha e do Ovo”, que aborda a desavença entre duas mulheres pobres pela posse de um ovo, posto pela galinha Cabíri no quintal da vizinha (recomendado a maiores de 6 anos). A participação é gratuita e dispensa inscrição prévia.

A propósito deste dia, o evento Barrigas & Companhia marca encontro na Quinta da Ponte, em Cascais, a favor da associação Make-a-Wish. Das 10h às 13h, as crianças podem participar em workshops de cozinha, aprender cake design, participar em ações práticas sobre educação financeira, assistir a uma peça de teatro, fazer uma sessão fotográfica, visitar a quinta, fazer slide, entre outras coisas, aprender jogos tradicionais. Para os bebés há babyoga e massagens infantis. A entrada é de 3 euros por pessoa e as inscrições limitadas.

Por todo o país, nos hotéis Tivoli, a opção para as crianças é variada: viver um dia de pirata (Tivoli Carvoeiro), aprender receitas com chocolate (The Residences at Victoria), fazer fantoches (Tivoli Marina Vilamoura), participar numa festa especial (Tivoli Victoria) ou fazer uma visita ao Portugal dos Pequenitos (Tivoli Coimbra) – propostas pensadas para um dia bem passado em família. A assinalar esta data, durante todo o mês de Junho há propostas especiais para as refeições e alojamento das crianças.

vila galéOs Hotéis Vila Galé lançaram um passatempo no Facebook para uma experiência em família, a propósito do Dia da Criança. O desafio é para as crianças: enviar um vídeo que explique o que mais gostam de fazer nestes hotéis (até dia 31). O vídeo mais criativo é premiado com um fim-de-semana para duas crianças e dois adultos.

Para quem está a planear viagens, e com o intuito de tranquilizar na organização de uma viagem de avião com crianças, a Rumbo Portugal assinala esta data com o lançamento de um guia. Nele relembra conselhos que podem ajudar a planear a primeira viagem de avião, e esclarecer todas as dúvidas que surjam no momento de marcar a viagem. O guia está disponível online e esclarece questões como os cuidados a ter na descolagem e aterragem, onde sentar as crianças, crianças que viajam sozinhas, entre outros aspetos práticos.

Com tantas opções diferentes, será, certamente, um Dia Mundial da Criança memorável.

Por Sofia Almeida Bernardo

Deixar uma resposta