Dia Internacional dos Museus – actividades de Norte a Sul animam museus nacionais

Assinala-se hoje o Dia Internacional dos Museus, uma efeméride instituída pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus da UNESCO), para celebrar e chamar a atenção para estes equipamentos culturais, que este ano é dedicado ao tema “Museus e Harmonia Social”, para festejar a data vão decorrer várias iniciativas em vários museus e instituições de norte a sul do país e ilhas.

O programa das celebrações inclui exposições, tertúlias, conferências, oficinas de pintura, cerâmica, tecelagem, espectáculos de música, dança, teatro e outras artes performativas, feiras das artes e do livro, entre outras iniciativas, com destaque para o Museu de Arte Popular e a inclusão de dez novos museus na Rede Nacional de Museus (RNM), numa cerimónia que vai ter lugar no Museu Regional de Beja, às 16h00.

Os novos membros da RNM são: Museu Rainha D. Leonor/ Museu Regional de Beja; Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo (Câmara Municipal de Mação);  Museu da Indústria de Chapelaria; Museu Marítimo de Ílhavo; Museu Municipal de Estremoz; Museu Municipal de Ferreira do Alentejo; Museu do Convento dos Lóios; Museu Municipal de Coimbra; Museu da Luz e Museu da Carris, passando agora a rede a ser constituída por 131 museus.

Depois de encerrado por vários anos e de ter sido alvo de uma grande polémica, em relação ao seu encerramento, o Museu de Arte Popular em Belém prepara-se para uma nova fase e é hoje um dos principais focos de atenção das celebrações, com a reabertura das suas portas ao público, embora ainda em fase de instalação e de reestruturação, numa iniciativa que vai contar com a presença da ministra da Cultura Gabriela Canavilhas.

Programa Dia Internacional dos Museus

Museu de Arte Popular – Belém

Visitas guiadas durante todo o dia com especial enfoque para a interpretação dos murais e suportes expositivos “de época”, ao longo das salas de exposição (20 minutos cada visita).

Apresentação da peça de teatro “Retratinho de Fernão Mendes Pinto”, pelo Teatro Mosca às 11h00.
Oficina “Pequenos artesãos” que têm por objectivo experimentarem diferentes materiais e técnicas para criação orientada,  viver momentos de contacto directo com as artes e ofícios tradicionais e sensibilizar os participantes para a percepção da arte popular.
“Faz o teu tear” – oficina de Tecelagem
“Trabalhar na arte dos cestos” – oficina de cestaria
“Tu é um doce… faz o teu doce” – oficina de doçaria
“Trabalha o Barro” – oficina de olaria
“Pinta o teu mural” – oficina de pintura
“Artesão do papel” – oficina de recortes de papel e encadernação

Museu Nacional dos Coches – Belém

O museu mais visitado do país propõe um Passeio Real em Belém de caleche, um peddy paper e um teatro de sombras chinesas, tudo com entrada gratuita.

Museu da Marioneta – Lisboa

Para assinalar a data o Museu da Marioneta  apresenta um conjunto de actividades para toda a família: atelier de construção de marionetas, teatro de sombras, visita -jogo, com entrada livre.

Também com entrada livre são as visitas guiadas às exposições Bordalo, Artes Decorativas: Mobiliário e Interiores, no Museu Bordalo Pinheiro e Vicissitudes de duas estátuas: os silenos do Teatro Romano e do MNA, e às exposições do Museu da Cidade, no Campo Grande. Também o Castelo de São Jorge vai ter actividades, com destaque para o concerto de jazz de fusão El Fad, pela Companhia de Ópera do Castelo, às 19h00, no Jardim Romântico do Castelo.

Museu do Oriente – Lisboa

No Museu do Oriente em Lisboa, o mote da programação é o chá e inclui várias visitas às exposições patentes no museu e oficinas dedicadas à cultura desta bebida milenar, como: Chá: Uma Bebida dos Deuses?; Oriente e Ocidente em torno de uma chávena de chá; Que serviço para o chá?; Chá: Aromas e Sabores.

Fundação Calouste Gulbenkian – Centro de Arte Moderna – Lisboa

O CAM vai abrir as suas portas para uma noite de festa, a partir das 21h30, o Centro apresenta o seu novo sítio na internet, inteiramente remodelado e onde a colecção permanente ficará disponível para consulta de todos. A festa vai ter lugar no Anfiteatro ao Ar Livre da Fundação Calouste Gulbenkian.
As exposições podem ser visitadas até à meia-noite, ao mesmo tempo que a animação musical ficará a cargo do DJ Mr Mitsuhirato, que passará música para dançar dos anos 20 até hoje.

Em Sintra a proposta para o Dia Internacional dos Museus inclui animação, jogos, pintura e teatro em quatro Museus Municipais da autarquia, com entrada gratuita.

Museu de História Natural de Sintra

10h00 – Atelier de Leitura – Um conto no Museu.

14h00 – Atelier de Pintura e Moldagem – O Homem Pré-histórico – explorando a Exposição Temporária do Museu.

16h00 – Atelier de Pintura – Os Dinossauros.

Museu Ferreira de Castro

10h00 – Jogo de Pista – As Aventuras do Zeca – actividade lúdico-didáctica de

Exploração das Salas de Exposição do Museu.

14h00 e 16h00 – Ateliers de Pintura – À Descoberta da Floresta –, explorando a obra A Selva, de Ferreira de Castro

Museu Anjos Teixeira

10h00 – O Caminho do Criar – Atelier de Expressão Plástica

14H00 e 16H00 – Sessões da Maleta Pedagógica – Atelier de Escultura

Casa-Museu de Leal da Câmara

10h00 e 14h00 – Ateliers de Leitura Teatralizada Grandes Espaços/Grandes

Contos…. explorando a obra infantil de Ana de Castro Osório ilustrada por Mestre Leal da Câmara.

16h00 – Núcleo dos Saloios – Atelier de Teatro e de Expressão Plástica – Ao

Sabor da Emoção e da Criatividade – explorando as profissões tradicionais representadas nas peças saloias de Leal da Câmara.

Convento San Payo – Vila Nova de Cerveira

O convento vai ser o centro das celebrações de dia 18, sob o mote “Dia e Noite no Museu”‘. O desafio divide-se pelas seguintes fases: Museu aberto todo o dia (das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00), com entrada livre e visitas guiadas para grupos e instituições locais, e, à noite, a partir das 21 h00, com visita guiada com chá e segredos

O transporte para o Convento San Payo será assegurado pela autarquia, partindo o autocarro do Centro Coordenador de Transportes (na vila), às 20h30, e retornando ao mesmo ponto, no fim do evento. As actividades são gratuitas.

Museu Aliança Underground – Sangalhos, Anadia

No Dia Internacional dos Museus o Museu Aliança oferece a todos os visitantes entrada gratuita (das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 22h30), horário alargado e oferta de espumante e 10% descontos a todos os visitantes na loja do museu.

O Museu Aliança Underground inaugurou no passado dia 24 de Abril, nas Caves da Aliança Vinhos de Portugal em Sangalhos, e é o novo projecto da Fundação Berardo e apresenta-se como um espaço que compreende sete colecções: Colecção Arqueológica; Arte Etnográfica Africana; Escultura Contemporânea do Zimbabué; Colecção de Minerais; Colecção de Fósseis; Azulejos e Cerâmica das Caldas.

Fundação Batalha de Aljubarrota, em Porto Mós

MUSEO2010 (Ateliês de Museologia e Museografia) e um Baile Tradicional de Danças Europeias com música ao vivo são a proposta da FUNDAÇÃO BATALHA DE ALJUBARROTA, em Porto Mós, para assinalar o Dia Internacional dos Museus. Estas actividades decorrem este fim-de-semana, a 21 e 22 de Maio e o baile a dia 23, às 18h00. As inscrições têm um preço de 30 euros.

Coimbra

Em Coimbra as propostas para o Dia Internacional dos Museus são muitas, a começar pelo Museu Nacional Machado de Castro, que propõe nesta data concertos de jazz, uma reconstituição histórica da época medieval no Portugal dos Pequenitos, fazer observações astronómicas no Museu da Ciência, ficar a saber como recriar e reciclar jóias, assistir a vários concertos, peças de teatro ou participar em visitas guiadas

Museu Nacional Machado de Castro a programação inclui Feira das Artes e do Livro, um workshop para ensinar a recriar e reciclar jóias, uma palestra sobre “A cidade romana de Aeminium”, visitas dramatizadas ao Criptopórtico e vários momentos musicais, de jazz, piano e canto lírico.

No Portugal dos Pequenitos, a proposta é uma reconstituição histórica da época medieval em Portugal, com o assalto ao castelo, cortejo, danças cristãs e sarracenas, monges copistas, freiras clarissas e muito mais.

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha promove visitas guiadas, a apresentação de uma comunicação sobre o desenvolvimento da horta monástica, seguida da respectiva visita à horta, no Paço da Rainha e sessões de poesia contemporânea.

No Museu da Ciência, os visitantes podem fazer observações astronómicas, assistir a palestras, participar em actividades em família ou descobrir os “Segredos da Luz e da Matéria”, com a visita à exposição “Darwin 150, 200”.

Exposições e oficinas várias compõem a programação do Museu Municipal, enquanto que o Museu da Água de Coimbra terá a exposição de Rui Guerra, campeão de fotografia subaquática.

A Universidade de Coimbra terá abertos todos os seus espaços de visita das 19h30 às 24h00, e visitas guiadas à Biblioteca Joanina e à Sala dos Capelos, entre 20h30 e as 22h30.

Edifício Chiado – Exposição “Celebração do Centenário do Edifício Chiado– 1910/2010”, das 10h00 às 18h00.

Museu de Portimão – Algarve

Entrada gratuita das 10h00 às 18h00

Actividades para os mais novos na oficina educativa das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00.

Veja aqui a programação completa: Dia Internacional dos Museus

Por Elsa Furtado

Deixar uma resposta