Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com programa especial por todo o país

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2013Quinta-feira, dia 18 de abril celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Este ano o tema é Património + Educação = Identidade. Um pouco por todo o país há programação e sugestões que vale a pena aproveitar. De norte a sul as entradas nos serviços dependentes da Direcção Geral do Património e Conservação são gratuitas neste dia (exceto no Palácio Nacional da Ajuda).

A Nazaré vai assinalar a data com uma tertúlia sob o tema Jorge de Almeida Monteiro: pela arte e património da Nazaré. Acontece dia 18 abril, às 15h00, no Museu Dr. Joaquim Manso.

vista_alegreEm Ílhavo, no  Museu Vista Alegre, há visitas guiadas temáticas, dias 18 e 19 de abril. Olhar o Bairro! partilhando histórias e memórias de outros tempos, acontece às 10h15 e tem entrada gratuita. Às 15h00 é possível fazer um percurso pelo decorado da Vista Alegre, onde do branco se faz cor, na visita Segredos na Fábrica. O preço é de 4 euros por participante com marcação prévia.

Em Coimbra, na Torre de Almedina, vai ser inaugurada a exposição itinerante Rei e Rainha do Mondego, pela Rede dos Castelos e Muralhas do Mondego, que pretende criar, empreender e fazer acontecer a reconquista de uma história.

Em Lisboa, na zona ribeirinha, o Museu do Oriente terá uma visita orientada à exposição Do Vasto e Belo Porto de Lisboa, onde se mostram as vivências do Porto da cidade de Lisboa no início do século XX. Acontece dia 18, às 19h00, com entrada livre e marcação prévia.

O Museu da Marioneta também se associa ao projeto. Dia 18, às 15h00, é possível fazer uma visita guiada seguida de um breve percurso pela Madragoa, onde se revelam alguns dos pontos mais característicos do bairro. Dirigido ao público adulto, esta visita tem entrada gratuita e marcação prévia. No dia 20 e 21 de abril há peddy paper para todas as idades – para descobrir o museu e ficar a conhecer melhor esta zona histórica de Lisboa. É uma actividade autónoma e pode ser realizada de manhã entre as 10h00 e as 12h00, ou à tarde entre as 14h00 e as 17h00.

Do outro da cidade, na zona oriental de Lisboa, o Museu Nacional do Azulejo realiza também uma visita guiada pelos espaços do antigo Convento da Madre de Deus. Tem duração de cerca de 1 hora, é gratuita e não necessita de marcação prévia.

Já o Museu da Cidade, no Campo Grande, propõe Visitas Orientadas: Há Matemática no Museu (descobrir conceitos matemáticos nos objetos expostos) e Monumentos Religiosos de Lisboa (visita à maqueta da cidade de Lisboa antes do terramoto destacando alguns dos principais monumentos religiosos da cidade. E ainda os itinerários Do Museu da Cidade à Cidade Universitária; Cerca Velha de Lisboa; Jogos em Pedras de Lisboa e a palestra “Educação na Antiguidade Clássica”.

Em Barcarena, no concelho de Oeiras, há visita guiada ao Castro de Leceia, dia 18 às 10h00, para conhecer uma das mais importantes estações arqueológicas na Península. A visita está marcada para as 10h00. À mesma hora está marcado o atelier “Qual a história que já existe dentro de nós?”, dirigido a jovens dos 12 aos 15 e a séniores, que volta a acontecer no mesmo dia às 14h00. Dia 19, às 10h00 há visita guiada à Quinta de Nossa Senhora da Conceição, e às 14h30 visita guiada à Igreja de São Pedro e Capela de São Sebastião. A participação é gratuita e está sujeita a marcação para todas as actividades.

chalet_condessa22Em Sintra o programa inclui uma visita guiada pelo Diretor do Palácio da Pena, que percorre pontos chave do monumento, dia 18, às 11h00. À mesma hora, e às 14h00, no Palácio de Sintra há visita guiada temática à azulejaria do Palácio. As atividades são gratuitas, mediante inscrição prévia.

Ainda no Parque da Pena, pelas 17h00, é reaberto o Chalet da Condessa de Edla, depois de ter sido encerrado por causa do temporal de janeiro. A reabertura apresenta como novidade a conclusão dos restauros das pinturas dos paramentos interiores do Chalet (tetos e paredes em estuque e madeiramentos de vãos e da escada principal) e a abertura ao público da zona envolvente (Jardim da Condessa).

ruinas_romanas_troiaJá em Tróia, assinala-se a data com um dia aberto nas Ruínas Romanas, o maior complexo de produção de salgas de peixe conhecido no mundo romano.. A entrada é livre dia 18 de Abril, e é possível realizar também uma visita temática. O horário de funcionamento é das 10h00 às 17h30.

No Alentejo vão decorrer os workshops “Da Orta para a Arte: retratos de cheiros e sabores”,  dirigidos ao público escolar, organizados pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) e orientados pela Arqt.ª Susana Bicho.

Já Reguengos de Monsaraz assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com visitas gratuitas ao património cultural, arquitetónico e arqueológico do concelho – Visitas a Monsaraz, Museu do Fresco, Cromeleque do Xerez e antas do Olival da Pega. O programa começa às 10h30 com a visita guiada à vila medieval de Monsaraz, incluindo o Museu do Fresco, onde se pode apreciar o Fresco do Bom e Mau Juiz.

Às 14h30 realiza-se a visita ao Cromeleque do Xerez (conjunto megalítico que foi erguido entre o início do quarto e meados do terceiro milénio antes de Cristo) e às antas do Olival da Pega. O programa termina em Monsaraz com uma demonstração do jogo Alquerque (jogo antepassado do atual jogo de Damas).

Deixar uma resposta