Dia do Vinho celebrado com diversas iniciativas a sul do Tejo

No âmbito das comemorações do Dia do Vinho, nos dias 3 e 4 de Julho, a Câmara Municipal de Palmela e a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal/Costa Azul promovem diversas actividades, tendo como palco principal o Castelo de Palmela.

A mostra e venda de vinhos e de produtos regionais domina o programa festivo, no qual os produtores da região apresentam a sua vasta oferta de tintos, brancos e Moscatéis de Setúbal, num certame em que também marcarão presença a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, a Confraria Gastronómica de Palmela e a Confraria do Moscatel.

Além da Mostra e Prova de Vinhos (sábado das 14h00 às 23h00 e domingo das 14h00 às 20h00), o programa integra provas comentadas por especialistas, venda de doçaria regional, queijo de Azeitão e outras especialidades regionais, artesanato e o workshop “Enófilo Express”, que vai decorrer na Pousada de Palmela.

A marca Bacalhôa vai estar também presente com provas e venda de vinhos, como o Quinta da Bacalhôa Branco e Tinto, o Cova da Ursa, o Bacalhôa Moscatel de Setúbal, entre outros.

O programa cultural propõe a realização de uma visita guiada ao Castelo de Palmela e à exposição “Patrimónios – Centro Histórico da Vila de Palmela” na Igreja de Santiago, tardes de teatro para todas as idades com Afonso Henriques pelo Teatro O Bando e uma Noite de Fado na Igreja de Santa Maria.

Durante o fim-de-semana os visitantes podem ainda aproveitar para conhecer as rotas enoturísticas do Concelho, visitar as casas agrícolas da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal/Costa Azul – no âmbito da iniciativa “Adegas de Portas Abertas” – e degustar a doçaria regional com Moscatel na Casa-Mãe da Rota de Vinhos.

A entrada no recinto é livre, contudo, com quatro euros recebe um copo de vinho e terá possibilidade de provar cinco vinhos dos produtores locais.

Também no âmbito das comemorações do Dia do Vinho, está a decorrer a Semana Gastronómica do Vinho de Palmela, na qual 11 restaurantes do concelho aceitaram o desafio e apresentam menus especiais em que o vinho, além de acompanhar a refeição, é, também, um ingrediente-chave do prato.

Na ementa, encontramos as tradicionais especialidades palmelenses como “Coelho com Feijão ao Vinho Tinto” ou “Peras Bêbedas no Moscatel”, lado a lado com um conjunto de outras diferentes propostas.

Também em Vila Nogueira de Azeitão, na Quinta da Bacalhôa, a data é assinalada com visitas gratuitas e provas de vinho, no dia 4, à Quinta da Bassaqueira, entre as 10h30 e as 13h00 e as 15h00 e as 18h30.

Mais para Sul, em Campo Maior, a data também é assinalada na Adega Mayor, que preparou várias animações, provas de vinhos gratuitas com a presença de um enólogo e visitas às instalações.

Em Beja decorre no sábado à noite – às 22h00, dia 3 de Julho, no Castelo de Beja, a festa “Beja Wine Night”, que vai contar com a presença de 44 produtores de vinho, numa iniciativa da Câmara Municipal de Beja (CMB) e da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

Nesta festa, que vai contar com animação, música ao vivo, fogo-de-artifício e actuações de dj’s, o vinho alentejano vai ser a estrela, estando disponível para provas, proveniente de 44 produtores diferentes, de toda a região alentejana.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta