Dia Internacional da Juventude assinalado com ofertas e descontos

Assinala-se hoje o Dia Internacional da Juventude, com entradas gratuitas e descontos em museus, palácios, monumentos, espectáculos e transportes públicos, num total de vários descontos e ofertas para quem tiver entre 12 e 25 anos de idade.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Português da Juventude, com o apoio de muitas entidades, crou condições para proporcionar um dia diferente aos mais novos, potenciando as facilidades proporcionadas por entidades públicas da administração central, pelas autarquias e por entidades privadas.

A iniciativa conta com a parceria de operadores de transporte público, como a Carris, a Transtejo e Soflusa, que “têm como objectivo fomentar junto dos mais novos o uso deste tipo de transportes”, segundo refere um comunicado dos operadores.

Por sua vez, o Metropolitano de Lisboa oferece transporte gratuito aos jovens que se apresentarem hoje junto a uma bilheteira do Metro, comprovando a sua idade através de documento de identificação, recebem um voucher e uma guia de acesso que lhes permitirá viajar gratuitamente na rede do Metro durante todo o dia. A guia só será válida quando acompanhada pelo referido voucher.

A CP também se associou à data, sendo a utilização dos serviços regionais e dos comboios urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra gratuita durante o dia de hoje para os mais jovens.

Ainda a nível de transportes, a TAP oferece também descontos de 20 por cento em reservas efetuadas durante o dia de hoje, através da internet, para voos na Europa a partir de 1 de Outubro.

Na capital haverá ainda entradas gratuitas nos teatros Maria Matos, São Luiz, no Mosteiro dos Jerónimos e na Torre de Belém, por exemplo. Nas entidades que integram o Instituto dos Museus e da Conservação, a ofertas é até aos 30 anos no Museu dos Coches, Azulejo, Traje e nos palácios nacionais de Sintra, Queluz e Ajuda, entre outros.

No Porto, o acesso à Fundação de Serralves será gratuito, enquanto a Casa da Música disponibiliza 40 visitas guiadas. Haverá ainda descontos em alguns cruzeiros no Douro e entradas livres em exposições e museus.

Em Braga, os jovens têm acesso gratuito nas termas romanas do Alto da Cividade, Fonte do Ídolo, Mosteiro de Tibães, Capela de S. Frutuoso, Museu Regional de Arqueologia D.Diogo de Sousa e no Museu Nogueira da Silva – este último mediante marcação prévia. Neste dias, as entradas no Tesouro-Museu da Sé de Braga beneficiam também de um desconto de 50 por cento.

Através do Portal da Juventude (juventude.gov.pt), é possível saber as actividades que hoje terão descontos ou acessos gratuitos, distrito a distrito, já que serão muitas as autarquias e juntas de freguesia que vão criar eventos dedicados ao dia dos jovens ou disponibilizar entradas gratuitas em piscinas municipais, feiras, bibliotecas, cinemas e transportes turísticos.

Instituído em 1999 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Ano Internacional da Juventude irá acolher um número significativo de eventos internacionais, como: o 5.º Congresso da Juventude de 31 Julho a 13 Agosto, em Istambul, Turquia, e a Conferência Mundial da Juventude, em Léon (México), de 24 a 27 de Agosto, ambos focados na temática Juventude o desenvolvimento sustentável.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta