Descubra a Ria Formosa num agradável passeio de barco

Reportagem de Paulo Sopa

IMG_0442

Foi ao som dos temas improvisados do jazz que o maior catamarã da região do Algarve – a Jamanta – zarpou do cais da porta nova, em Faro, com direção à ilha deserta. A embarcação, criada e pensada tendo em conta a navegação na ria Formosa e o turismo da natureza, mais parece uma plataforma flutuante do que um barco: lá dentro, desde o serviço de bar a meter inveja a muitos bares, passando pelo chão alcatifado até aos bancos estofados imaculados, a Jamanta é, tal como o peixe que lhe deu o nome, um barco fora do normal.

Do passeio, os contornos da cidade de Faro vista da Ria e os magníficos canais e paisagens da Ria Formosa fizeram as delícias dos passageiros. Quem quisesse, para além do bilhete de entrada a bordo, podia comprar bebidas, presunto ou ostras abertas ao natural. A música proporcionada pelo trio – músicos que tocaram em público juntos pela primeira vez – composto por Tom Severino (autor da maioria das músicas) no piano, Sónia “Little B” na bateria e JC Severino no baixo, encantou quem estava a bordo com a qualidade individual de cada um e com a sonoridade do conjunto.

O passeio a bordo do Jamanta é da responsabilidade do empresa turística Animaris, que realiza diariamente, dois passeios à partida de Faro, um às 11h30 e outro às 16h00, durante cerca de 1h30. O circuito realizado é entre Faro e a Ilha Deserta e é designado por Circuito Natureza Regular, e inclui acompanhemento de guia, descrição da história da cidade de Faro, descrição das atividades tradicionais da Ria Formosa e Birdwatching.

O passeio a bordo do Jamanta é da responsabilidade do empresa turística Animaris, que realiza diariamente, dois passeios à partida de Faro, um às 11h30 e outro às 16h00, durante cerca de 1h30. O circuito realizado é entre Faro e a Ilha Deserta e é designado por Circuito Natureza Regular, e inclui acompanhemento de guia, descrição da história da cidade de Faro, descrição das atividades tradicionais da Ria Formosa e Birdwatching.

O preço do Circuito Natureza é de 25 euros por pessoa (só o passeio, sem comida, nem bebidas), para quem quiser um passeio particular, é possível realizar um circuito privado com guia a várias ilhas da Ria Formosa em lanchas rápidas desde 35 euros por pessoas, durante uma hora (para grupos no mínimo de seis pessoas).

Um passeio agradável, com mergulhos, com boa disposição, boa música, bom ambiente e, acima de tudo, a valorizar o património natural de um dos mais belos parques naturais do país.

O C&H viajou a convite da Animaris

Deixar uma resposta