Delirar a Anatomia Por Ana Rita Teodoro na Culturgest

DeliraraAnatomia-24Ana Rita Teodoro apresenta na Culturgest, nos dias 11 e 12 de março, Delirar a Anatomia. O espetáculo é composto por dois solos: “Sonho D’Intestino” e “Orifice Paradis”, interpretados por Katerina Andreou e Ana Rita Teodoro.

Delirar a Anatomia, de Ana Rita Teodoro, é uma coleção de estudos febris composta por dois solos: Cada um deles é dedicado a uma parte do corpo e juntos constituem uma homenagem à matéria física do ser humano, aos seus órgãos, líquidos, orifícios e funções. A jovem artista ousa o que poucas mulheres se permitem em cena, focar a atenção na parte mais íntima da sua anatomia.

No Mestrado em Dança no CNDC de Angers (2011/2013), Ana Rita Teodoro iniciou uma pesquisa em torno do corpo nomeado pela disciplina de Anatomia. A pesquisa resultou na criação de uma coleção de peças de dança, que chamou homenagens-dançantes, acompanhadas de partituras-poemas (descrição do movimento, monólogo interior do bailarino, comentários do coreógrafo, questões que emergem da criação), dedicadas aos orifícios do corpo.

Em 2015, recebeu a Bolsa de Aperfeiçoamento Artístico da Fundação Calouste Gulbenkian para regressar ao Japão e estudar com Yoshito Ohno e, em 2016, desenvolve uma pesquisa em torno da prática do butô com o apoio do Centre National de la Danse (Pantin), a ser apresentada no início do próximo ano. A coreógrafa tem desenvolvido projetos com dança para crianças, grávidas, idosas e deficientes mentais. Para além disso, criou, desde 2009, as coreografias a solo 2MelTe2 (2009), “Curva” (2010), “Orifice Paradis” (2012), “Sonho d’Intestino” (2013) e “Assombro” (2014-2015).

[satellite auto=on caption=off thumbs=on]

 

Delirar a Anatomia é apresentada dia 11 e 12 de março, às 21h30, no Palco do Grande Auditório da Culturgest. Na sexta-feira, após o espetáculo, haverá uma conversa com os artistas na Sala 1. Os bilhetes encontram-se à venda nos locais habituais e na Culturgest e custam 12 euros (5 euros para jovens até aos 30 anos e desempregados).

Reportagem de Sara Santos
Texto de Tânia Fernandes

Artigo anteriorCirque du Soleil Regressa a Portugal Com Varekai Em 2017
Próximo artigoFLM 2016 Debate Falsidade e Verdade Na Ficção Literária

Leave a Reply