Cultura Açoriana vem até ao Chiado

De 2 a 7 de Março o São Luiz Teatro Municipal (SLTM) acolhe a Semana da Cultura Açoriana, na Sala Principal e no Jardim de Inverno, com um programa que vai da gastronomia às artes, passando pela literatura, cinema, arquitectura e artes visuais.

As actividades arrancam na próxima terça-feira, no Jardim de Inverno, às 18h30, com o lançamento do songbook, CD e DVD do projecto 25 Anos de Música Original nos Açores, dedicado à canção de autor açoriana. Após a apresentação (de entrada livre) será visionado o DVD.

“Três obras que se complementam entre si e que em conjunto homenageiam e revisitam a profícua produção musical original nos Açores a partir do ano 1982, três registos indispensáveis para a divulgação e compreensão da cultura açoriana e dos seus criadores”, refere o São Luiz em comunicado.

Os intervenientes na iniciativa serão: Ana Maria Teixeira da Silva (directora do Teatro Micaelense), Rafael Fraga (co-autor do songbook, director musical), Augusto Macedo (co-autor do songbook) e José Medeiros (realizador do DVD).

Ainda no dia de arranque, pelas 21h00, também com entrada livre, decorrerá um debate com alguns vencedores das duas edições do concurso LabJovem – Jovens criadores dos Açores, sobre a temática da criação artística nos Açores ou promovida por açorianos.

Serão apresentadas duas performances de dança desenvolvidas no âmbito deste programa. Participarão Paulo Teixeira da Silva (Design Gráfico), Gonçalo Tocha (Vídeo), Joana Dias (Ilustração), Cátia Guimarães (Artes Plásticas), Beatriz Oliveira (Dança) e Maria João Gouveia (Dança).

O concurso LabJovem – Jovens criadores dos Açores terá uma extensão patente ao longo de todo o evento, com alguns trabalhos vencedores das edições de 2007 e 2009.

Uma semana recheada, com a apresentação do espectáculo “25 Anos de Música Original nos Açores”, bem como eventos sobre a Arquitectura e a Literatura nos Açores (esta última dedicada a Vitorino Nemésio e com a presença prevista de José Saramago).

Um café concerto com Zeca Medeiros, a exibição do telefilme Anthero – O Palácio da Ventura, um baile com a Orquestra Angra Jazz, um espectáculo com a Orquestra Regional Lira Açoriana e ainda a inclusão da gastronomia açoriana na ementa do restaurante do São Luiz.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta