Crulic, o Caminho para o Além foi o vencedor da MONSTRA 2013

CrulicPosterCrulic, o Caminho para o Além, da realizadora romena Anca Damian foi o filme vencedor da MONSTRA 2013, festival de animação de Lisboa que decorreu entre os dias 7 e 17 de março. O filme retrata a vida de um jovem romeno chamado Crulic que morreu numa prisão polaca a fazer greve de fome. De realçar neste filme de animação a utilização de várias técnicas nomeadamente o stopmotion, a colagem e os recortes.

Na competição portuguesa, o Prémio de Melhor Curta Portuguesa, da Competição SPAutores / Vasco Granja foi entregue a Kali, o Pequeno Vampiro, realizado por Regina Pessoa. Quanto ao Prémio do Público, foi atribuído a Joana Bartolomeu com o filme M.

Já na competição internacional, o Prémio do Público foi arrecadado por O Apóstolo, do espanhol Fernando Cortizo, que também levou para casa o prémio de Melhor Banda Sonora. Foi também atribuído o prémio para Melhor Filme para Infância e Juventude a Le Tableau. O Prémio Especial do Júri foi para o filme Aprovado Para Adopção.

Houve ainda lugar a Menções Honrosas atribuídas pelo júri e arrecadadas pelo filme japonês From Up On Poppy Hill e por Walter Tournier, realizador do filme Selkirk, o Verdadeiro Robinson Crusoe.

O Apóstolo

A categoria de Curtíssimas, trouxe como vencedores Corpo Body Corps Körper Corpus, de Vanessa Namora Caeiro (Competição Nacional) e Preso no Tempo, do iraniano Naghmeh Farzaneh (Internacional). Nesta categoria também houve Menções Honrosas atribuídas a Bonnie, de Masanori Okamoto (Japão), Eros de Vaiana Gauthier, (França) e Radio Cartaz, de Sam (Espanha).

O Castigo de Nelson Fernandes recebeu o Prémio FNAC, atribuído na competição de filmes de estudantes portugueses. Na competição internacional, destacou-se o filme Oh Sheep de Gottfried Mentor que, além do Prémio FNAC também recebeu o Prémio do Público.

De realçar ainda o Prémio de Apoio à Produção,  criado nesta 12.ª edição, atribuído ao filme Os Prisioneiros, de Margarida Madeira.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta