CP promete mais aventura neste Verão

“Embarque num Comboio com Destino à Aventura” é a proposta da CP, durante os sábados de Verão. O convite é para um dia cheio de actividades e emoções ao ar livre, em Belver e Vila Velha de Ródão, na zona da Beira Baixa, com viagem em comboio de carreira regular.

Os programas destinam-se a grupos de cerca de 20 pessoas e são da responsabilidade das empresas Clube do Trilho em Belver e Incentivos Outdoor em Vila Velha de Ródão, que além das actividades tratam também dos seguros e das refeições.vista_sobre_vila_velha

No dia de estreia, o programa escolhido para testar um grupo de destemidos foi o de Vila Velha de Ródão. A viagem começou cerca das 8h00 em Santa Apolónia, com paragens na Gare do Oriente, Entroncamento e Santarém, para a entrada de outros aventureiros.

À chegada a Vila Velha, um pequeno lanche de boas vindas no Centro Cultural de Ródão, com café, água, sumos e bolos da região, aguardavam os viajantes, que tiveram ainda a oportunidade de ver os quadros e fotos em exposição no espaço.

Seguiram-se as primeiras actividades, como o dia ameaçava chuva, os monitores criaram algumas alternativas. O mais divertido foi o jogo dos templários, entre duas equipas, azuis e verdes, que obrigava à construção de uma carroça para levar munições para uma catapulta, também esta construída pelos participantes, que depois serviria para atacar o castelo local e a equipa adversária.

Depois de uma luta renhida, a conquista da fortaleza e um teste de destreza, com arco e flecha, as equipas foram almoçar, para repor as forças.

O almoço foi no no restaurante Vale Mourão, na Foz do Cobrão, uma vila pequena, com poucos habitantes, mas detentora de uma riqueza e beleza natural inegualável. Comida típica, vinho tinto nacional e alguns acepipes serviram para forrar o estômago e animar as hostes.

restaurante

Depois do almoço, uma grande surpresa, uma ida até ao rio, para procurar ouro, tal como os garimpeiros de outros tempos. Alegria geral e partilhada quando encontrados pequenos vestígios do nobre minério.

garimpeiros

Estava o grupo já mentalizado para ir fazer um Safari pelo Geoparque, um jogo de matraquilhos gigantes, canoagem, arvorismo ou paintball, quando a chuva resolveu fazer das suas e trocou as voltas ao programa, obrigando a uma visita guiada ao antigo castelo, actividade normalmente integrada no Geo-Circuito, que inclui também visita à aldeia da Foz do Cobrão, inserida na Rota das Aldeias do Xisto.

casteloA aventura terminou com um passeio de barco pelas Portas de Ródão, importante acidente geológico, que dá as boas vindas ao Tejo, poucos quilómetros depois deste entrar em Portugal. Aqui, o rio forma um estreitamento, dando lugar a uma impressionante garganta, a mais importante que o rio atravessa em território português.barco

Para além das riquezas naturais,  a ornitologia é outra das atracções da zona, existindo aqui uma colónia de abutres. Cegonhas brancas, grifos e uma exótica cegonha preta foram também avistadas e fotografadas durante o passeio.

De regresso a terra firme, e em jeito de despedida, que o sol já tinha partido, cada participante recebeu uma “merenda”, com salgados, pão, fruta, bolo, água e sumo, à boa maneira antiga para comer no comboio, até Santa Apolónia, onde a chegada estava prevista para as 22h00.

O programa “Multiactividades” em Vila Velha de Ródão custa 50 euros, à partida de Lisboa, inclui almoço, jantar, seguros, equipamentos e monitores. Em alternativa, o programa para Belver, organizado pelo Clube do Trilho inclui “Descida do Rio”, em canoa, ao longo de 12 km, tiro com arco, zarabatana, rappel, slide, passeio pedestre e visita à vila e castelo de Belver,  por 55 euros os adultos e 39 euros as crianças, para grupos mínimos de 10 pessoas,

O “Comboio Aventura” parte de Santa Apolónia às 8h06 e termina às 22h11 na mesma estação, as reservas para estes programas podem ser feitas directamente na CP ou através do site na internet.

Texto de Francisco Lourenço
Fotos de Alexandra Rosa

Deixar uma resposta