Cordoaria Nacional em Lisboa recebe exposição: Sena da Silva – uma antologia fotográfica

expo_cordoariaA Galeria Torreão Nascente da Cordoaria Nacional,  em Lisboa,  inaugura no próximo dia 22 de maio a exposição Sena da Silva, Uma Antologia Fotográfica.

Trata-se de um conjunto de aproximadamente 200 fotografias de um dos mais notáveis fotógrafos de Lisboa da segunda metade do século vinte, Sena da Silva. Além de fotógrafo, também se notabilizou na área da arquitetura, design e pintura, entre finais da década de quarenta até 2001, ano em que faleceu. Fotografou para vários géneros, desde reportagem a paisagem e retrato, e também com vários temas, desde os lugares e a arquitetura até à cidade e a vida quotidiana, passando pela fotografia de objetos e de viagem, tendo dado grande ênfase ao cariz social e humanista que surgiu nos anos cinquenta.

Com curadoria de Sérgio Mah, esta mostra apresenta a maior exposição dedicada à obra fotográfica de Sena da Silva, fruto de um trabalho de investigação exaustivo sobre cerca de vinte mil negativos e diapositivos, centrando-se muito na cidade de Lisboa, alvo preferido do fotógrafo; os lugares, as pessoas, os bairros, os gestos e as situações quotidianas, o rio e a luz, surgiam muito nas suas fotografias.

Paralelamente vai também ser publicado um livro monográfico que reúne as imagens da exposição, assim como vários textos de Sena da Silva.

A exposição vai estar patente ao público de 22 de maio e 4 de agosto, de terça a sexta-feira das 10h00 às 18h00 e aos sábados e domingos das 14h00 às 19h00. A entrada é gratuita.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta