Cascais CoolJazz: festival de jazz já tem cartaz fechado

O Cascais CoolJazzFest’10 já tem o cartaz fechado. Pela primeira vez o público português vai poder ver Regina Spektor ao vivo, na abertura do Cascais CoolJazzFest’10 dia 1 de Julho, no Parque de Palmela.

Outra das novidades prende-se com a apresentação inédita de uma noite muito especial que vai ser dedicada ao jazz português. No dia 17 de Julho o Parque Marechal Carmona contará com as actuações de dois grandes artistas nacionais: António Pinho Vargas vai interpretar a solo ao piano muitos dos temas dos seus aclamados álbuns Solo e Solo II; enquanto Laurent Filipe vai fazer uma viagem no tempo que atravessa mais de dez álbuns editados e 30 anos de carreira.

No dia 22 de Julho o Hipódromo Manuel Possolo recebe a primeira noite dedicada à música brasileira, para a qual foram convidados dois dos mais importantes artistas da música popular brasileira. Maria Bhetânia e Celso Fonseco vão ser os protagonistas de dois espectáculos que se pretendem memoráveis.

Com o cartaz já encerrado, também integram o certame Corinne Bailey Rae (dia 24), Elvis Costello (dia 27) e Solomon Burk (dia 29) – que tem como convidada especial Joss Stone –, que se juntam aos já anunciados Chris Isaak, Norah Jones, Diana Kraal, os Deolinda e os Buena Vista Social Club.

CoolJazz Talents está  de regresso

Mais uma vez vai-se realizar o Cooljazztalents, que tem por objectivo escolher entre muitos o grande vencedor do prémio Luís Villas-Boas no valor de 2.500 Euros. No entanto, este concurso vai mais além e tem como função projectar novos talentos na área do jazz, inserindo-os no mercado e dando-lhes reconhecimento internacional.

O Cooljazztalents é coordenado por finalistas da Escola Superior de Hotelaria do Estoril, do Curso de Gestão e Actividades de Lazer, e supervisionado pela Organização do Cooljazzfest. O júri que terá a seu cargo a tarefa de escolher o vencedor, é constituído por um painel de representantes das entidades que formam parceria com o Cooljazztalents: K-Movimento de Ideias, Música no Coração, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e ainda a Câmara Municipal de Cascais.

De todas as candidaturas que forem apresentadas a concurso serão escolhidas dez bandas para actuarem e disputarem o tão desejado prémio nos dias 4, 18 e 25 de Julho, nos concertos Cooljazztalents, que terão lugar no largo de Camões em Cascais. No último dia será divulgado o vencedor.

A cerimónia da entrega de prémios à banda vencedora será feita no último concerto do Cascais Cooljazzfest, onde além do prémio Luís Villas-Boas receberá um passaporte para actuar no Cascais Cooljazzfest’11.

Os grandes vencedores da edição do ano passado foram os Groove 4 Tet, que este ano vão actuar em nome próprio a 17 de Julho, na noite dedicada ao jazz português, para a primeira apresentação oficial do seu trabalho de estreia Do The Right Thing.

Inicialmente previsto para decorrer de 5 a 25 de Julho, o CoolJazz 2010 acabou por se estender por mais dias. Desta forma, de 1 a 29 de Julho o festival vai acontecer em Cascais, dividindo-se entre o Parque Marechal Carmona, o Parque Palmela e o Hipódromo Manuel Possolo, num total de 13 concertos. No entanto, Mafra também vai ter o privilégio de assistir a dois concertos (Deolinda e Buena Vista Social Club), que terão lugar no Jardim do Cerco.

Os bilhetes variam entre os 20 e os 40 euros, com excepção do concerto de Maria Bethânia e Celso Fonseca que pode ir até aos 50 euros e dos espectáculos de Norah Jones e de Diana Krall que podem atingir um máximo de 60 euros.

Por Cristina Alves
Foto gentilmente cedida pela organização

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.