Cascais CoolJazz: festival de jazz já tem cartaz fechado

O Cascais CoolJazzFest’10 já tem o cartaz fechado. Pela primeira vez o público português vai poder ver Regina Spektor ao vivo, na abertura do Cascais CoolJazzFest’10 dia 1 de Julho, no Parque de Palmela.

Outra das novidades prende-se com a apresentação inédita de uma noite muito especial que vai ser dedicada ao jazz português. No dia 17 de Julho o Parque Marechal Carmona contará com as actuações de dois grandes artistas nacionais: António Pinho Vargas vai interpretar a solo ao piano muitos dos temas dos seus aclamados álbuns Solo e Solo II; enquanto Laurent Filipe vai fazer uma viagem no tempo que atravessa mais de dez álbuns editados e 30 anos de carreira.

No dia 22 de Julho o Hipódromo Manuel Possolo recebe a primeira noite dedicada à música brasileira, para a qual foram convidados dois dos mais importantes artistas da música popular brasileira. Maria Bhetânia e Celso Fonseco vão ser os protagonistas de dois espectáculos que se pretendem memoráveis.

Com o cartaz já encerrado, também integram o certame Corinne Bailey Rae (dia 24), Elvis Costello (dia 27) e Solomon Burk (dia 29) – que tem como convidada especial Joss Stone –, que se juntam aos já anunciados Chris Isaak, Norah Jones, Diana Kraal, os Deolinda e os Buena Vista Social Club.

CoolJazz Talents está  de regresso

Mais uma vez vai-se realizar o Cooljazztalents, que tem por objectivo escolher entre muitos o grande vencedor do prémio Luís Villas-Boas no valor de 2.500 Euros. No entanto, este concurso vai mais além e tem como função projectar novos talentos na área do jazz, inserindo-os no mercado e dando-lhes reconhecimento internacional.

O Cooljazztalents é coordenado por finalistas da Escola Superior de Hotelaria do Estoril, do Curso de Gestão e Actividades de Lazer, e supervisionado pela Organização do Cooljazzfest. O júri que terá a seu cargo a tarefa de escolher o vencedor, é constituído por um painel de representantes das entidades que formam parceria com o Cooljazztalents: K-Movimento de Ideias, Música no Coração, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e ainda a Câmara Municipal de Cascais.

De todas as candidaturas que forem apresentadas a concurso serão escolhidas dez bandas para actuarem e disputarem o tão desejado prémio nos dias 4, 18 e 25 de Julho, nos concertos Cooljazztalents, que terão lugar no largo de Camões em Cascais. No último dia será divulgado o vencedor.

A cerimónia da entrega de prémios à banda vencedora será feita no último concerto do Cascais Cooljazzfest, onde além do prémio Luís Villas-Boas receberá um passaporte para actuar no Cascais Cooljazzfest’11.

Os grandes vencedores da edição do ano passado foram os Groove 4 Tet, que este ano vão actuar em nome próprio a 17 de Julho, na noite dedicada ao jazz português, para a primeira apresentação oficial do seu trabalho de estreia Do The Right Thing.

Inicialmente previsto para decorrer de 5 a 25 de Julho, o CoolJazz 2010 acabou por se estender por mais dias. Desta forma, de 1 a 29 de Julho o festival vai acontecer em Cascais, dividindo-se entre o Parque Marechal Carmona, o Parque Palmela e o Hipódromo Manuel Possolo, num total de 13 concertos. No entanto, Mafra também vai ter o privilégio de assistir a dois concertos (Deolinda e Buena Vista Social Club), que terão lugar no Jardim do Cerco.

Os bilhetes variam entre os 20 e os 40 euros, com excepção do concerto de Maria Bethânia e Celso Fonseca que pode ir até aos 50 euros e dos espectáculos de Norah Jones e de Diana Krall que podem atingir um máximo de 60 euros.

Por Cristina Alves
Foto gentilmente cedida pela organização

Deixar uma resposta