Convento de S.Paulo promoveu mais uma edição do Espaço Arcana

Texto de Elsa Furtado
Fotos de Francisco Lourenço

O Hotel Convento de São Paulo, em plena Serra de Ossa, no Alto Alentejo foi palco no passado fim-de-semana  de mais um grande momento cultural, com a inauguração no dia 19, da exposição de pintura, de Amaya Espinoza  e mais um concerto, inserido na iniciativa Arcana Música, promovida pela Fundação Henrique Leote.

Solstício é o nome da mostra da pintora espanhola Amaya Espinoza, que vai estar patente na Sala dos Passos Perdidos, até 30 de Setembro e que apresenta um conjunto de pinturas em acrílico, realizadas sobre tela de linho, realizadas entre 2009 e 2010.

A exposição foi inaugurada no dia de solstício de Verão, a data ideal segundo a artista, para inaugurar uma exposição cuja temática é inspirada na estação e nos festejos em volta do fogo e das simbologias ancestrais.

Depois da vernissage foi a vez da música dos Contemporaneus Ensemble de Évora, interpretarem  Música para Três Sopros, nos quais se destacaram obras de J. Haydn, Mozart e Beethoven, na igreja velha do convento.

O concerto foi seguido de um jantar, como já é habitual, servido na Sala dos Passos Perdidos, entre as obras de Amaya espinoza. Compuseram a ementa leitão assado e bacalhau espiritual (uma das especialidades do restaurante O Ermita), acompanhados de vinho branco e tinto da região, seguidos de doces conventuais, como sericaia, encharcada ou toucinho do céu.

Os próximos concertos estão marcados para 10 de Julho, com Quarteto Para o Fim do Tempo, de Olivier Messiaen, Música Francesa Para Metais, no dia 21 de Agosto, e no dia 18 de Setembro, Música Portuguesa para Cordas, um percurso pela música portuguesa para cordas do século XX, através de obras de Luís de Freitas Branco e Fernando Lopes-Graça.

O Espaço Arcana consiste no programa cultural organizado e promovido nos últimos cinco anos pela Fundação Henrique Leote e que tem lugar no Hotel Convento de São Paulo.

Deixar uma resposta