Convento De Cristo Em Tomar Apresenta Exposição Dedicada À Escultura

No Rasto da Devoção. Escultura em Pedra no Convento de Cristo. Séculos XIV-XVI é o nome da mais recente mostra patente ao público no Convento de Cristo, em Tomar, com comissariado científico da Universidade de Coimbra.

A exposição tem como ponto de partida o núcleo pétreo das reservas do Convento de Cristo, e foca-se essencialmente na produção devocional entre os séculos XIV e XVI,  onde é possível captar afinidades do trabalho oficinal desenvolvido entre Coimbra e Tomar, e inclui peças do acervo museológico da UAMOC (União dos Amigos dos Monumentos da Ordem de Cristo), incorporado no Convento de Cristo e ao qual as peças expostas pertencem.

A mostra dá também a conhecer um conjunto de relevantes esculturas em pedra provenientes do acervo de diversas instituições, entre as quais Museus Nacionais, Municipais, Diocesano de Santarém e de Igrejas Paroquiais de Tomar.

A responsabilidade científica da exposição é do CEAACP-UC, a par do contributo de outras instituições, como o Instituto Politécnico de Tomar e o Laboratório HERCULES, e resulta de uma parceria entre o Convento de Cristo/Direção-Geral do Património Cultural (CC-DGPC) e o Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra (CEAACP-UC).

A mostra pode ser vista até dia 27 de julho, nas Salas de Noviciado do Convento, das 9h00 às 17h30 até maio, e no verão das 9h00 às 18h30. O bilhete pode ser adquirido no local e custa 6 euros, sendo o mesmo de entrada no Convento.

Deixar uma resposta