Conselhos e receitas para um Natal saudável com a assinatura Nestlé

Reportagem de Clara Inácio

A pensar no Natal e nos excessos que se costumam cometer, a Nestlé, preocupada com a saúde e bem estar dos portugueses promoveu um um workshop de cozinha dedicada ao Natal, onde foram deixados alguns conselhos e truques a seguir. O C&H esteve lá e deixa-lhe  aqui todos os pormenores.
Para começar houve uma pequena explicação de hábitos a corrigir e medidas a tomar para um Natal saudável. As pistas são fáceis de seguir: Reduzir a quantidade de açúcar nas receitas até 1/3; Substituir parte da farinha por farinha integral, até 1/2; Substituir o leite gordo por leite magro; Evitar natas ou substitui-las pela versão light ou iogurte natural; Optar por alimentos cozinhados no forno; nos fritos utilizar óleo de amendoim ou azeite; Escorrer bem os fritos e Introduzir alimentos que ajudam a aumentar o metabolismo, como a canela, o gengibre, a pimenta, o ananás ou abacaxi, a papaia e o chá verde.

Além disso deve-se exagerar nos hortícolas, apresentar os doces em mini-porções, tipo shots; congelar as sobras, para não cair na tentação das comer e evitar a ingestão de grandes quantidades de bebidas alcoólicas. Não deve quebrar as suas rotinas e hábitos diários, evite o jejum prolongado, inicie a refeição com uma sopa de legumes e procure não prolongar a quadra a toda a semana. Mantenha o espírito de Natal no seu coração e alma, mas não na boca, para o resultado não se reflectir em dissabores, arrependimentos e aumentos de pesos. Pois para aumentar um quilo num mês,basta ingerir a mais 14000 kcal.

Dos doces típicos de Natal o menos calórico é o Leite Creme, a seguir o Arroz Doce, depois as Rabanadas, os Sonhos e o mais calórico é o Bolo Rei. Se comer uma porção de cada um destes doces e um punhado de frutos secos, acaba de ingerir 1542 kcal… e ainda falta o bacalhau e o perú.

Deixo aqui a ementa que foi confeccionada pelo chefe Bruno e aconselhada pela Nestlé, que pode aproveitar para o seu Natal. Para entrada foi servida uma Roupa Velha de Bacalhau sobre tostas, seguida de uma Sopa de Castanhas com cogumelos. O prato principal foi Perú recheado com frutos secos, acompanhado de puré de batata, courgete, bringela e tomate. Para sobremesa foi servido um Bolo Rainha, acompanhado de uma bola de gelado.

       

Deixar uma resposta