Comemorações do Centenário do Concelho da Nazaré

O Programa das Comemorações do Centenário do Concelho da Nazaré apresenta dois concertos que vão ter lugar nos dias 15 e 18 de Dezembro, no Centro Cultural da Nazaré, antiga lota.

No dia 15 realiza-se um concerto de Apresentação da Classe de Guitarras da Academia Municipal de Artes da Nazaré (AMA Nazaré), às 15h00, e, na terça-feira, 18 de dezembro, dia do encerramento das comemorações, o Combo de Jazz e Grupo Coral actuam neste mesmo espaço cultural, pelas 19h00.

Até ao próximo dia 18 continua aberta ao público, no Centro Cultural, a mostra documental “Pederneira-Nazaré: 100 anos de concelho. 1912-2012”, composta por documentos, fotografias e objectos ilustrativos deste marco histórico para a Nazaré.

A exposição é organizada pela Câmara Municipal da Nazaré e Juntas de Freguesia da Nazaré, Valado dos Frades e Famalicão, e conta com a colaboração da Biblioteca da Nazaré; Museu Dr. Joaquim Manso; Lusitania – Grupo Montepio; Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré; Câmara Municipal de Alcobaça; Centro de Estudos Nazarenos; Sérgio Leal Pedro e Vitor Louraço.

As comemorações do centenário tiveram início com uma Mostra Etnográfica, em que participaram todos os grupos e ranchos folclóricos do concelho da Nazaré, na iniciativa “Nazaré em Festa 2011”, festa que se realiza anualmente, em Setembro, em Honra de Nossa Senhora da Nazaré, a que se seguiram, já este ano, a Recriação do Mercado 1919, pelo Externato Dom Fuas Roupinho, e a exposição “Entre Freguesias”.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta