Comemorações do 25 de Abril em Grândola arrancam com exposição dedicada a Sérgio Godinho

sergio_godinho_5Sérgio Godinho vai estar em Grândola para a inauguração de uma exposição coletiva que celebra 40 anos de canções do cantautor, uma iniciativa que assinala o arranque das comemorações do 25 de Abril na “Vila Morena”.

A exposição é inaugurada hoje, 23 de Abril, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Grândola, numa iniciativa onde vai estar também João Paulo Cotrim, o responsável pelo desafio lançado a 40 ilustradores, de diversas gerações – de José Brandão a Henrique Cayatte, de Catarina Valadas a Gémeo Luís, de João Maio Pinto a Pedro Nora, de Pedro Proença a Teresa Lima, de João Fazenda a André Carrilho – para “iluminarem” algumas das canções do autor. O resultado foi a edição de um livro e a concepção da exposição Sérgio Godinho e as 40 Ilustrações.

Além da mostra, o Dia da Liberdade é celebrado ainda com músicas de intervenção na “vila morena”, em vários pontos de animação que têm como mote, inspirado no poema de Zeca Afonso, “Em Cada Esquina, Um Amigo”.

Os Paços do Concelho, a Biblioteca Municipal e a Adega António Inácio da Cruz são os espaços no centro da vila, em torno dos quais o povo se junta em ambiente de fraternidade, para os vários espetáculos e atividades na noite de 24 de Abril.

A corrida da liberdade marca a partida para os festejos às 21h00. Meia hora depois a Banda da SMFOG vai percorrer as ruas de até aos Paços do Concelho, dando lugar à dança pelo grupo Dance Kid, do Grândola Sports Club.

Antes do espetáculo de fogo-de-artifício marcado para as 00h20 os “Contracorrente” convidam-nos para uma volta ao mundo pelas músicas de intervenção.

Pela noite dentro a Festa da Liberdade continua no espaço requalificado da Adega António Inácio da Cruz com baile popular e na Biblioteca Municipal com o brasileiro Oseas Melo e os DJ’s “Baila Room”.

O Hastear da Bandeira, a Sessão Solene Comemorativa dos 39 anos da Revolução dos Cravos, e uma Festa Popular no Jardim 1º de Maio, encerram as principais iniciativas que assinalam o 25 de Abril.

Texto de Ângela Nobre

Deixar uma resposta