Começa hoje o mais antigo festival de cinema ao ar livre em Guimarães

O mais antigo festival de cinema ao ar livre, Cinema em Noites de Verão começa hoje em Guimarães e prolonga-se até dia 29 de agosto, sempre às terças e quartas-feiras, a partir das 22h00, comemorando este ano a sua 24.ª edição.

Os seis filmes escolhidos para este ano passaram nas salas de cinema do país no decorrer do ano de 2011 e contam com vários realizadores consagrados: Meia-Noite em Paris, de Woody Allen, Os Descendentes, de Alexander Payne, Le Havre, de Aki Kaurismaki.

A abertura do festival conta com a exibição do grande vencedor da última edição dos Óscares: O Artista. De destacar que se trata de um filme mudo e a preto e branco do realizador francês Michel Hazanavicius e que conquistou cinco prémios, incluindo o Óscar de Melhor Filme e de Melhor Realizador. Na quarta-feira dia 15 de agosto, o festival dá destaque ao filme A Invenção de Hugo que também arrecadou cinco Óscares na edição deste ano.

Promovido pelo Cineclube e Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura, os filmes do festival Cinema em Noites de Verão serão transmitidos nas fachadas do Largo da Oliveira e a entrada é livre.

Deixar uma resposta