Cogumelo silvestre “à prova” este fim-de-semana em Odemira


Cogumelo2O Cogumelo Silvestre é o ingrediente principal de um fim-de-semana gastronómico que está a decorrer, com alguns pratos disponíveis em restaurantes de várias localidades do concelho de Odemira.

São várias as propostas de ementas confecionadas com púcaras, cantarelos e tortulhos, como salteados com alho, gratinados, em caldeirada, com lombinhos de porco e bife da vazia ou ainda com natas e castanhas.

melhores iguarias com cogumelos silvestres poderão ser apreciadas em cinco restaurantes nas localidades de Boavista dos Pinheiros (no Café-Restaurante Marisqueira “O Jaime” e Restaurante “O Bernardo”), de Colos (no Restaurante “Eira da Lagoa”) e em Vila Nova de Milfontes (nos Restaurante “Mar e Sol” e “Tasca do Celso”).

Entre os dias 7 e 9 de dezembro, está a ser promovido no concelho de Odemira um fim-de-semana gastronómico dedicado ao Cogumelo Silvestre..

Com a promoção de eventos gastronómicos temáticos, o município procura promover e valorizar os recursos endógenos do concelho.

Relacionado com esta iniciativa, está agendado para sábado um workshop sobre Micologia, com sessões teóricas e laboratoriais, saída de campo e jantar temático incluídos.

Pelo quarto ano consecutivo, o município de Odemira e a empresa Ecosativa-Consultadoria Ambiental promovem esta iniciativa dedicada ao cogumelo, que decorrerá entre o Auditório da Biblioteca Municipal, a zona envolvente à aldeia da Bemposta e a Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves.

O cogumelo é um dos produtos locais com maior potencialidade económica, não só pela quantidade recolhida anualmente no concelho, como pela sua qualidade e variedade de utilização gastronómica.

O workshop terá início pelas 9h00, no Auditório da Biblioteca Municipal, com uma sessão teórica dedicada ao tema “Os cogumelos na alimentação e na vida das comunidades rurais”, seguida de uma saída de campo, na zona de Bemposta, para observação e recolha de cogumelos.

Depois de um piquenique, para o qual os participantes deverão levar merenda, o workshop continua da parte da tarde na Escola Secundária, em Odemira, pelas 15h00, com uma sessão laboratorial sobre a identificação macroscópica e microscópica de cogumelos. Pelas 18h00 horas terá início uma sessão teórica, com abordagens sobre o “Aproveitamento e gestão do recurso micológico no Alentejo Litoral”, e sobre a “Conservação e confeção de Cogumelos Silvestres”.

A 4.ª edição do Workshop de Micologia termina com a preparação informal do jantar, com o apoio dos participantes, e de um jantar micológico, pelas 20h00 horas, na cantina da Escola Secundária.

Texto de Ângela Nobre 

 

Deixar uma resposta