Cinema São Jorge recebe Surf At Lisbon Film Fest

SALO SAL – Surf At Lisbon Film Fest vai colocar o Cinema São Jorge na crista da onda, entre 27 e 30 de junho.

A segunda edição do festival de cinema dedicado ao surf trará à capital curtas e longas-metragens que abordam a modalidade numa perspetiva alternativa e artística, mas não deixará de fora as exposições e a música.

Os muitos fãs de Garrett McNamara poderão assistir, logo no primeiro dia da mostra a The North Canyon. Com realização do próprio surfista em colaboração com a Polvo Concepts, Paulo Caldeira e Gustavo Neves, o documentário de cerca de uma hora retrata a vinda de McNamara a Portugal em Outubro de 2011 para explorar as enormes ondas do Canhão da Nazaré. Quem não conseguir estar na Sala Manoel de Oliveira, às 21h00, terá uma segunda oportunidade graças à repetição agendada para 29 de junho, às 15h00.

This Time Tomorrow é outro dos pontos altos do cartaz. Realizado por Taylor Steele, o filme acompanha David Rastivich e Craig Anderson no seu sonho de surfarem a mesma onda duas vezes. Em 45 minutos, os espetadores entrarão nesta viagem à volta do mundo que, em oito dias e seguindo uma única tempestade através do Pacífico, passou pelo Tahiti, México, Califórnia e terminou no Alasca. O embarque está marcado para dia 27, às 19h00, na Sala Manoel de Oliveira, repetindo-se dois dias depois, às 15h00, na Sala 3.

Da Austrália chega Nathan Oldfield com The Heart and The Sea. Realizado ao longo de mais de três anos, o filme retrata a alegria de uma vida de surf, abordando a família, os amigos e a intimidade com o mar. Terceira obra do autor, The Heart and The Sea percorre cenários espantosos em países como a Austrália, a Nova Zelândia, a França e a Espanha. A película de 85 minutos será exibida no dia 29, às 21h00, na Sala Manoel de Oliveira, tendo direito a reprise no dia seguinte, às 15h00.

E como nem só da sétima vivem as artes do Surf At Lisbon Film Fest, o foyer do cinema lisboeta vai ser o palco das obras do artista plástico Andoni Galdeano inspiradas no mundo do surf e na cultura de praia. Já André Carvalho marcará presença com as suas fotografias, enquanto o algarvio João Rei brindará o público com uma performance de pintura ao vivo.

Complemento essencial do surf, a música também foi convidada para a festa. Pela Sala 2 passarão, durante os três primeiros dias do festival às 23h00, Kika Santos, os Memória de Peixe e os Farra Fanfarra. Quem ainda aguentar a pedalada, pode ficar até mais tarde na companhia de vários DJ’s.

O Surf At Lisbon Film Fest está inserido no programa das Festas de Lisboa e é um projeto desenvolvido pela SALAC – Surf At Lisbon Associação Cultural, em parceria com a EGEAC, a EEM e a autarquia lisboeta.

Os bilhetes para as sessões custam 4 euros. Menores de 25 e maiores de 65 pagam apenas 3, 5 euros. À venda estão packs de 5 bilhetes a 15 euros. Já o acesso às sessões especiais de curtas, agendadas para todos os dias às 13h15, custa 1,5 euros.

Texto de Alexandra Gil

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.