Cinema São Jorge recebe Surf At Lisbon Film Fest

SALO SAL – Surf At Lisbon Film Fest vai colocar o Cinema São Jorge na crista da onda, entre 27 e 30 de junho.

A segunda edição do festival de cinema dedicado ao surf trará à capital curtas e longas-metragens que abordam a modalidade numa perspetiva alternativa e artística, mas não deixará de fora as exposições e a música.

Os muitos fãs de Garrett McNamara poderão assistir, logo no primeiro dia da mostra a The North Canyon. Com realização do próprio surfista em colaboração com a Polvo Concepts, Paulo Caldeira e Gustavo Neves, o documentário de cerca de uma hora retrata a vinda de McNamara a Portugal em Outubro de 2011 para explorar as enormes ondas do Canhão da Nazaré. Quem não conseguir estar na Sala Manoel de Oliveira, às 21h00, terá uma segunda oportunidade graças à repetição agendada para 29 de junho, às 15h00.

This Time Tomorrow é outro dos pontos altos do cartaz. Realizado por Taylor Steele, o filme acompanha David Rastivich e Craig Anderson no seu sonho de surfarem a mesma onda duas vezes. Em 45 minutos, os espetadores entrarão nesta viagem à volta do mundo que, em oito dias e seguindo uma única tempestade através do Pacífico, passou pelo Tahiti, México, Califórnia e terminou no Alasca. O embarque está marcado para dia 27, às 19h00, na Sala Manoel de Oliveira, repetindo-se dois dias depois, às 15h00, na Sala 3.

Da Austrália chega Nathan Oldfield com The Heart and The Sea. Realizado ao longo de mais de três anos, o filme retrata a alegria de uma vida de surf, abordando a família, os amigos e a intimidade com o mar. Terceira obra do autor, The Heart and The Sea percorre cenários espantosos em países como a Austrália, a Nova Zelândia, a França e a Espanha. A película de 85 minutos será exibida no dia 29, às 21h00, na Sala Manoel de Oliveira, tendo direito a reprise no dia seguinte, às 15h00.

E como nem só da sétima vivem as artes do Surf At Lisbon Film Fest, o foyer do cinema lisboeta vai ser o palco das obras do artista plástico Andoni Galdeano inspiradas no mundo do surf e na cultura de praia. Já André Carvalho marcará presença com as suas fotografias, enquanto o algarvio João Rei brindará o público com uma performance de pintura ao vivo.

Complemento essencial do surf, a música também foi convidada para a festa. Pela Sala 2 passarão, durante os três primeiros dias do festival às 23h00, Kika Santos, os Memória de Peixe e os Farra Fanfarra. Quem ainda aguentar a pedalada, pode ficar até mais tarde na companhia de vários DJ’s.

O Surf At Lisbon Film Fest está inserido no programa das Festas de Lisboa e é um projeto desenvolvido pela SALAC – Surf At Lisbon Associação Cultural, em parceria com a EGEAC, a EEM e a autarquia lisboeta.

Os bilhetes para as sessões custam 4 euros. Menores de 25 e maiores de 65 pagam apenas 3, 5 euros. À venda estão packs de 5 bilhetes a 15 euros. Já o acesso às sessões especiais de curtas, agendadas para todos os dias às 13h15, custa 1,5 euros.

Texto de Alexandra Gil

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixar uma resposta