Cinefiesta em Lisboa e no Porto a partir de dia 24 de novembro

Foi hoje apresentado em Lisboa O Cinefiesta – Mostra de Cinema Espanhol, que tem como principal objetivo divulgar junto dos portugueses o cinema espanhol atual que é muito rico e diversificado. De igual modo, em Espanha está a acontecer neste momento a Mostra Portuguesa, promovendo assim o intercâmbio entre estes dois países vizinhos. Em Lisboa, decorrerá de 21 a 25 de novembro e seguirá no dia a seguir para o Porto onde ficará até dia 2 de dezembro.

Os filmes serão exibidos no Cinema São Jorge e os documentários na Cinemateca. No Porto, nos cinemas Dolce Vita Porto, no Cine-Estúdio Teatro Campo Alegre e na Biblioteca Almeida Garrett.

Esta iniciativa parte do Instituto de Cinematografía y de las Artes Audiovisuales (ICCA) e da Dirección General de Política e Industrias Culturales y del Libro de la Secretaría de Estado de Cultura de Espana, este ano e pela primeira vez também em parceria com a Zon Lusomundo, tendo sido esta a fazer a seleção dos filmes para este festival, sendo um dos critérios os filmes com boxoffice significativo.

Esta quinta edição do Cinefiesta proporcionará a exibição de dezassete filmes, sendo dois de animação (que terão mais do que uma exibição) e quatro documentários, além da homenagem prestada ao realizador Victor Erice, com a projeção na Cinemateca Portuguesa de três longas-metragens suas: El espíritu de la colmena (1973), El sur (1983) e El sol del membrillo (1992), este último inspirado no processo artístico do pintor espanhol Antonio López García.

De destacar alguns filmes nomeadamente a comédia sentimental Tengo ganas de ti de Fernando González Molina e Blancanieves, filme mudo de Paulo Berger, selecionado para representar Espanha nos próximos Óscares.

Relativamente aos filmes de animação, Las Aventuras de Tadeo Jones de Enrique Gato teve uma boxoffice em Espanha de 21 milhões de dólares; Arrugas é outro filme de animação, mais direcionado para adultos e que versa sobre a temática do envelhecimento.

Todos os filmes selecionados pela Zon são exibidos em versão original e com legendas em português; já no Porto todos os filmes terão mais do que uma exibição e pelo menos seis dos dezassete filmes exibidos irão estrear comercialmente.

Os bilhetes têm o preço de 4 euros no Cinema São Jorge, na Cinemateca Portuguesa e nos Cinemas ZON Lusomundo Dolce Vita Porto. No Cine Estúdio Teatro Campo Alegre e na Biblioteca Almeida Garrett terão o preço de 3 euros existindo vários descontos em vigor. Esta informação e programação mais detalhada poderá ser consultada no site.

Texto de Joana Resende

 

 

Deixar uma resposta