Civilização lança O Cairo Novo de Naguib Mahfouz

A Civilização Editora lança este mês, mais uma obra do laureado autor Naguib Mahfouz, O Cairo Novo.

O Cairo Novo retrata a capital egípcia nos anos 30, do século XX, através do enredo de uma clássica ménage à tróis: Mahgoub, um niilista ambicioso e amargo, que utiliza um casamento de conveniência para atingir os seus objectivos, Ihsan, uma bela e pobre estudante, que ambiciona ir para a faculdade e Qasim, um funcionário corrupto, patrão de Mahgoub.

Através deste trio, temos o retrato de um país com profundas desigualdades sociais, económicas, culturais e politicas, numa convulsão de modernidade. Um trio que se move na esfera da alta sociedade, sempre com medo de ser desmascarado.

Naguig Mahfouz nasceu em 1911, no Cairo. É tido como o modernizador da literatura árabe, sendo considerado como um dos seus maiores expoentes. Foi distinguido com o Nobel da Literatura em 1988, tendo sido até hoje o único escritor de origem árabe a ter obtido tal honra. Publicou 34 romances, mais de 350 contos, cinco peças e diversos argumentos para cinema. Viveu até morrer em 2006, no Cairo, com a sua mulher e as suas duas filhas.

O Cairo Novo é agora publicado entre nós com a cancela da Civilização, com preço de venda ao público de 15,90euros. A tradução é de Badr Hassanein.

Por Clara Inácio

Deixar uma resposta