Champanhes Laurent-Perrier para brindar ao Ano Novo

Para brindar ao novo ano apresentamos aqui quatro sugestões de champagne, da marca Laurent-Perrier, oriunda da região de Champagne no nordeste da França e que está quase a completar dois séculos de existência.

A primeira proposta é o “Brut Laurent-Perrier”, com uma cor de ouro claro, com bolhas finas e persistentes. Esta gama possui um aroma suave e fresco, com boa complexidade e notas de citrinos. A casta Chardonnay é a dominante neste “Brut Laurent-Perrier”, que envelhece durante três anos em vez de apenas 15 meses e é aconselhado para acompanhar pratos de peixe, aves e carnes brancas. Cada garrafa custa cerca de 32 euros.

Outra proposta é o “Brut Millésim”, um vinho de sabores puros e frescos, que pretende revelar o carácter único de cada ano. No ano de 1999, a região de Champagne viveu um Inverno rigoroso, frio, ventoso e de muita neve, mas também de curtas temporadas de sol, breves e radiosas, a Primavera foi também de contrastes, e a chuva regressou em Setembro, características que dotaram esta colheita de um paladar e aroma muito especial. Cada garrafa custa cerca de 49 euros.

O champanhe “Cuvé Rosé Brut”, famoso pelo seu bouquet expressivo, é outra das propostas por ser um dos raros champanhes rosés feitos através do processo de maceração, o que lhe confere características como profundidade e frescura. Rosa salmão na cor, com aroma de frutos vermelhos, esta estrela da Laurent-Perrier, que se apresenta numa bonita garrafa estilo século XVII, deve ser servido entre os 8ºC e os 10ºC. O conjunto da garrafa com estojo tem um preço de venda ao público de 85 euros.

A última sugestão é considerada a mais requintada, dos vários champanhes da marca, lançado pela primeira vez em 1959 por Bernard de Nonancourt, e combina os mais equilibrados grand crus e as melhores colheitas em anos declarados como vintage pela Laurent-Perrier. O nome “Grand Siècle vem do reinado de Luís XIV, onde imperava a joie de vivre e quando nasceu a nova cozinha francesa e os primeiros vins de terroir, bem como os primeiros champanhes. Claro e de efervescência fina, possui um nariz complexo, recheado de aromas a pastelaria fresca, amêndoas, mel e gengibre. É vendido em estojo por 175 euros.

Por Cristina Alves
Para brindar ao novo ano apresentamos aqui quatro sugestões de champagne da marca francesa Laurent-Perrier, oriunda da região de Champagne no nordeste da França e que estáquase a completar dois séculos de existência.

Deixar uma resposta