Chalet da Condessa d’Elba é hoje palco de Concerto de Ópera

A Parques de Sintra – Monte da Lua apresenta hoje, às 18h30, no Parque da Pena, no Jardim e Chalet da Condessa d’Edla, o Concerto inaugural do Chalet da Condessa d’Edla, com o maestro Giovani Andreoli, a soprano  Raquel Alão e a Orquestra Filarmonica das Beiras, numa parceria com o Teatro Nacional de S. Carlos.

O concerto único tem direção artística do Professor Paolo Pinamonti e o programa inclui árias de Rossini, Verdi, Bellini, Donizetti, Saint-Saëns e Grieg, num espectáculo com a duração de 60 minutos, que pretende assim  evocar assim a presença da Condessa d’Edla através de árias por ela cantadas.

A Parques de Sintra – Monte da Lua pretende com este espetáculo homenagear a Condessa d’Edla (soprano americana de origem alemã, Elise Hensler), que conheceu D. Fernando II no Teatro Nacional São Carlos, em 1861, quando interpretou o papel do pajem Óscar, da ópera de Verdi – Um Baile de Máscaras.

O Chalet da Condessa foi mandado construir por D. Fernando II, que escolheu o local em conjunto com a sua segunda mulher. Tem um estilo alpino, paredes exteriores rebocadas a fingir tábuas de madeira, e forradas a cortiça, e envolvido por um deslumbrante . Em 1999 foi destruído por um fogo e o jardim transformado num matagal devido ao abandono. Recentemente foi alvo de várias intervenções estando ainda a  ser recuperado e aberto ao público para visitas.

Texto de Clara Inácio
Foto de Elsa Furtado

Deixar uma resposta