“Se uma ópera não for tocada por um músico de formação clássica, nem cantada por um cantor com técnica lírica, nem interpretada por actores experientes, pode ela, ainda assim, resultar num objecto belo? E poderemos continuar a chamar-lhe uma ópera? É este exercício que os seus mentores fazem e pedem ao espectador que o faça também.” De acrescentar que no século XVII, as óperas não eram interpretadas virtuosamente, privilegiando o facto de servirem como entretenimento para a corte, como se nota nas piadas privadas conhecidas da época, como a da personagem de Vénus ser interpretada por uma amante do rei.
Este espectáculo tem ainda uma variante acrescida todas as noites – “É um espectador que está a assistir ao espectáculo via Skype e para quem todo o espectáculo é dedicado. Este espectador é, todas as noites, diferente. Alguém a quem mostramos algo que nos apaixona e que achamos belo.”
VENUS <3 ADONIS na Sala de Ensaio nos dias 1 e 2 de Novembro às 21h00 e nos dias 3 e 4 de Novembro, às 19h00. Os bilhetes estão à venda na bilheteira do CCB.
Texto de Clara Inácio