Centro Cultural De Belém Promove O Dia Agostinho Da Silva

Realiza-se no dia 24 de setembro, a partir das 15h00, no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), o Dia Agostinho da Silva.

Esta iniciativa, organizada pelo CCB em parceria com o Centro Nacional de Cultura (CNC), tem como objetivo a análise e estudo da dimensão multifacetada de Agostinho da Silva, um militante do Espírito e da Liberdade, personalidade das mais ricas e fascinantes das culturas de língua portuguesa.

O evento, com a presença de especialistas como Guilherme d’Oliveira Martins, José Manuel dos Santos, Paulo Borges, Pedro Martins, António Cândido Franco, Renato Epifânio e José Eduardo Franco, inclui 3 painéis de debate:

1º PAINEL: FILOSOFIA – A Singularidade do Pensamento de Agostinho da Silva
• Miguel Real – Escritor e ensaísta
• Paulo Borges (Professor da Faculdade de Letras de Lisboa e editor das Obras Completas de Agostinho da Silva);
• Pedro Martins (Fundador do “Projecto António Telmo – Vida e Obra”, ensaísta no campo da Filosofia em Portugal com cinco títulos publicados,  é autor de “A Liberdade Guiando o Povo”, no qual propõe uma nova interpretação do pensamento de Agostinho da Silva).

2º PAINEL: VIDA “CONVERSÁVEL”- Influência de Agostinho da Silva no Pensamento Português
• António Cândido Franco (Professor da Universidade de Évora e autor da única biografia de Agostinho da Silva);
• António Braz Teixeira (escritor, ensaísta, historiador, filósofo, docente universitário e tradutor português)

3º PAINEL: LUSOFONIA : A Consciência do Portugal Pós- Império
• Renato Epifânio (Doutorado em Filosofia pela Universidade de Lisboa, é membro da Direção da Associação Agostinho da Silva).
• José Eduardo Franco (Doutorado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).
• José Manuel dos Santos (Escritor, curador, programador cultural, é, atualmente, administrador e diretor cultural da Fundação EDP).
• Guilherme d’Oliveira Martins (Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, Presidente do Grande Conselho do Centro Nacional de Cultura; Professor Catedrático da UNL e do ISCP da Universidade Técnica de Lisboa. Foi Presidente do Tribunal de Contas).

A entrada para o Dia Agostinho da Silva é livre, até ao limite da lotação da sala, mediante levantamento de bilhete na bilheteira CCB a partir das 13h00 no dia do evento.

Deixar uma resposta