Centro Ciência Viva do Alviela reabriu com novos conteúdos

Centro_Ciencia_Viva_AlvielaO Centro de Ciência Viva do Alviela reabriu no passado dia 4, com exposições renovadas, em parceria com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, o Instituto Politécnico de Leiria eo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

O Carsoscópio esteve encerrado ao público desde o dia 1 de outubro de 2011, tendo como objetivo a requalificação do edifício e remodelação dos seus conteúdos expositivos, a cargo, respectivamente, da Câmara Municipal de Alcanena e da Ciência Viva.

O edifício sofreu diversas intervenções, de destacar a substituição total da sua fachada, com construção de uma nova entrada, e a criação de um novo espaço de recepção/loja no piso inferior e um terraço no piso superior. Também as salas de exposição sofreram adaptações em termos cenográficos, de iluminação e de acessibilidades, estando preparadas para receber utentes em cadeiras de rodas.

No que diz respeito aos conteúdos expositivos, o Climatógrafo terá uma nova designação e todo o módulo da água foi reformulado, tendo agora novas valências, sobre o carso, a água e a poluição.

Já no Quiroptário, que é constituído por um conjunto de módulos interactivos sobre morcegos – um dos símbolos das regiões cársicas devido à quantidade e diversidade de grutas existentes –, foram criados novos módulos. Este espaço vai agora apresentar um observatório de morcegos cavernícolas com consola para movimentar as câmaras e espaços sobre os morcegos do Alviela, com informações sobre as espécies de morcegos existentes no rio, e também sobre os caçadores da noite, onde são reveladas estratégias de caça dos morcegos. No Quiroptário vão ainda estar disponíveis informações sobre os troglóbios, conhecidos como os habitantes da escuridão, por serem animais que se especializaram para a vida dentro de cavernas. Neste espaço, os visitantes vão ainda poder “voar com as mãos”, um módulo onde é comparada a estrutura da mão do Homem e do morcego.

O Centro de Ciência Viva do Alviela está localizado na Praia Fluvial dos Olhos d’Água do Alviela, na freguesia da Louriceira (Alcanena), e está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00. As entradas custam entre 3,50 e 5,50 euros, consoante o bilhete seja para estudante/sénior ou adulto e as crianças até aos cinco anos não pagam. Há também condições especiais para grupos e famílias.

 

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta