Centenário do Turismo de Portugal assinalado a bordo do MSC Poesia

No passado sábado, dia 14 assinalou-se o Centenário da institucionalização do Turismo em Portugal, com várias iniciativas a decorrer um pouco por todo o país. Associando-se a estas celebrações, a MSC Cruzeiros realizou uma visita ao MSC Poesia com almoço a bordo, no qual participaram várias pessoas ligadas ao Turismo.

Durante a apresentação decorreram várias intervenções, entre as quais a de Jorge Mangorrinha, Presidente da Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal, que entre vários pontos fez um balanço bastante positivo dos trabalhos do congresso do Centenário do Turismo de Portugal, que decorreu entre 12 e 16 de Maio.

Também presentes estiveram o engenheiro Fernando Ribeiro e Castro, Secretário-Geral do Fórum Empresarial da Economia do Mar e José Poças Esteves da SaeR, que referiram as diversas potencialidades estratégicas do mar na economia nacional, na senda do estudo efectuado pelo professor Hernâni Lopes “Hypercluster da Economia do Mar”.

Entre as restantes intervenções, destaque para a de Eduardo Cabrita, director geral da MSC Cruzeiros, que salientou os cuidados da empresa em relação ao meio ambiente, através da reciclagem do lixo produzido a bordo, da monitorização e economia do consumo de energia, bem como de um sistema de reciclagem e tratamento de águas residuais de acordo com os mais altos padrões ecológicos e dentro das mais rígidas normas legais.

A MSC é uma empresa italiana de cariz familiar, fundada em 1970, e que iniciou a sua actividade no transporte de mercadorias em contentor, tendo presentemente 400 navios de transporte de contentores. Mais recentemente, em 2003, a MSC iniciou a sua actividade na navegação de cruzeiro turístico de passageiros, tendo transportado cento e vinte e cinco mil passageiros no primeiro ano de actividade e projectando transportar em 2013 um milhão e quatrocentos mil passageiros nos seus 11 navios.

Por Rui de Albuquerque Inácio

Deixar uma resposta