Celebração do Día de Muertos no Museu da Farmácia em Lisboa

Inicia-se hoje a partir das 18h30 a celebração do Día de Muertos Ontem e Hoje – do México Pré-hispânico ao México atual no Museu da Farmácia em Lisboa, com o apoio da Embaixada do México. A celebração do Día de Muertos é uma das festas populares mais importantes que se pratica no México para recordar os “fiéis defuntos”.

Este ano, este evento é dedicado a recordar os dois sábios indígenas que fizeram uma seleção e traduziram da língua indígena náhuatl ao latim um manuscrito onde se encontra a sabedoria da medicina indígena e o saber renascentista trazido pelos religiosos espanhóis, o Códice de la Cruz-Badiano. Este códice contém cento e oitenta e cinco ilustrações de plantas e glifos citados no texto, com a correspondente tradução dos textos, do latim para o espanhol.

Os seus visitantes poderão contar com a exibição de filmes, com uma conferência e com música e dança tradicionais do México distribuídos por vários dias: 6 de novembro, 6 de dezembro e 19 e 26 de janeiro de 2013, sempre às 18h30.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta