Celebra-se hoje o Dia Mundial das Massas

Para comemorar o Dia Mundial das Massas em Portugal a Milaneza, em parceria com as Juntas de Freguesia do Beato e de Marvila, leva mais de mil crianças ao Convento do Beato onde vão poder aprender e divertir-se com o universo das massas.

O objetivo é divulgar as vantagens das massas alimentícias numa alimentação equilibrada e saudável, inserida na dieta mediterrânica saudável. A data foi instituída em 1998 pelo International Pasta Organization (IPO), entidade que aprofundou os conhecimentos sobre este nutritivo alimento e que mais tem contribuído para o conhecimento sobre a riqueza nutricional das massas e do seu papel na alimentação.

A Milaneza vai desenvolver outras iniciativas,  o Concurso ‘Arte com Massa’ que vai envolver centenas de escolas do pré-escolar e 1º ciclo de todo o país e a Semana Gastronómica das Massas, em parceria com a cadeia de hotéis TRYP e com o Restaurante Gemelli, a decorrer de 25 de outubro a 1 de novembro.

Há 4 anos que o Dia Mundial das Massas é celebrado em Portugal com o apoio da Milaneza. As diversas iniciativas têm contribuído para tornar este dia ainda mais conhecido junto dos portugueses. Os portugueses estão no top dos 20 principais consumidores – com 6,6 kg per capita anuais – e têm cada vez mais consciência da importância que as massas desempenham numa alimentação equilibrada e saudável.

Segundo Nuno Borges, nutricionista e professor na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, “As massas alimentícias são a chave numa alimentação saudável e equilibrada”.

Também na Fundação Serralves, no Porto, se vai celebrar o Dia Mundial das Massas. No domingo, dia 28 de outubro, entre as 10h00 e as 17h00, a oficina de construção lúdico-criativa ‘Construções Deliciosas’ vai utilizar massinhas, cola comestível e tintas feitas com materiais alimentares para recriar os animais da floresta. No final, as crianças vão poder levar as esculturas divertidas para casa para cozinhar e degustar. A entrada e a participação são gratuitas.

 

A Milaneza também lançou este mês novas massas para crianças, as Margaridas e Mini Laços, que contém o equivalente a ¼ kg e ½ kg de vegetais frescos, respetivamente, em que uma refeição de massa pode fornecer 50% da dose diária recomendada de vitamina D. As Margaridas com cores muito apelativas são enriquecidas com tomate, beterraba, espinafre, abóbora e cenoura. Os Mini Laços apresentam tomate e cenoura na sua composição.

Texto de Clara Inácio

 

Deixar uma resposta