Dia 1 celebra-se o Dia Mundial da Música

Celebra-se hoje o Dia Mundial da Música, efeméride instituída em 1975 pelo International Music Council, uma organização não-governamental fundada em 1948 sob o patrocínio da UNESCO, com o objetivo de promover os valores da paz e da amizade por intermédio da música. Entre nós vão ser as várias instituições que se associam às celebrações, com uma programação própria. O C&H  deixa-lhe aqui algumas sugestões.

Começamos pelo Teatro Municipal São Luiz, que assinala a data com um Concerto Moderno, às 18h30, no Jardim de Inverno.

Este concerto “vai em busca dos homens e mulheres que, na ópera, na literatura, no cinema vivem o nosso desespero com o amor e a morte, que nos deixam perplexos ao vermo-nos reflectidos nessas mortes por amor, ou mesmo nas mortes sem amor ou nesses amores sem morte que nos fazem ir morrendo devagar”. Os bilhetes têm um preço único de 7 euros.

A Câmara Municipal de Cascais antecipa as celebrações do Dia Mundial da Música para os dias 29 e 30 de Setembro, com as Sonatas Barrocasno Museu Condes de Castro Guimarães, pelas 21h30, no dia 29, com os solistas Carla Wyburn (violino), Tiago Ribeiro (violoncelo), Natália Monteiro (flauta) e Daniel Oliveira (cravo), da Orquestra de Câmara de Cascais. Vão interpretar obras de Mozart, A. Corelli e G.Fr. Handel. O Centro Cultural de Cascais recebe no dia 30, pelas 17h00, o Moscow Piano Quartet que vai interpretar obras de F. Mendelssohn, M.Reger, R. Strauss. À mesma hora o Museu da Música Portuguesa recebe o concerto Suaves Aromas de Outono, onde se funde poesia e música, com a interpretação de Vera Blerozovicth (piano), Edite Gil e Francisco Félix Machado (poesia). A entrada é livre.

Por Clara Inácio

Deixar uma resposta