Celebra-se hoje o Dia Mundial da Dança

Celebra-se hoje – 29 de Abril – o Dia Mundial da Dança, com iniciativas um pouco por todo o mundo.

Em Lisboa a Câmara Municipal de Lisboa, a EGEAC e a Companhia Nacional de Bailado juntaram-se e vão promover várias atividades hoje, no Teatro Camões.

O programa começa às 14h30, com uma Oficina de Movimento ao ar livre para crianças, nos jardins envolventes ao Teatro Camões, com coordenação de Madalena Vitorino.

À noite, é a vez do espetáculo Uma Coisa em Forma de Assim, com coreografia de Clara Andermatt, Francisco Camacho, Benvindo Fonseca, Rui Lopes Graça, Rui Horta, Paulo Ribeiro, Olga Roriz, Madalena Victorino e Vasco Wellenkamp, com música e interpretação de Bernardo Sassetti, pelas 21h00, no Grande Auditório, numa sessão que vai contar com a presença da ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas.

Em Palmela, as comemorações começam às 10h30, com a oficina de movimento intergeracional “Gerações à Volta da Dança”, numa iniciativa conjunta da DançArte e da Câmara Municipal de Palmela, a decorrer no Cine-Teatro S. João, em Palmela e que pretende afirmar a dança na sociedade atual, motivar públicos e realçar os benefícios da sua prática.

O dia mundial da dança é celebrado desde 1982, ano em que a comemoração foi introduzida pelo Conselho Internacional da Dança (CID), uma organização interna da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do ballet como o conhecemos hoje em dia.

Texto de Elsa Furtado
Foto arquivo C&H de Sara Santos

Deixar uma resposta