Celebra-se hoje o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Hoje (18 de Abril) saia de casa e descubra o melhor do nosso património, na data em que se celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano dedicado à ciência, com o mote “Património e Ciência – Conhecer para Proteger”, com iniciativas de Norte a Sul, do país Madeira e Açores.convento-cristo

Exposições, palestras, visitas guiadas, conferências, ateliês, concertos, recriações históricas, entre outras actividades, prometem dar vida a edifícios como o da Universidade de Coimbra, a Torre do Relógio em Caminha, o Centro do Mar na Horta, o Palácio de São Lourenço no Funchal, o Sítio Arqueológico de Miróbriga em Santiago do Cacém, ou a Caravela da Boa Esperança em Lagos.

Na cidade berço, Guimarães, destaca-se uma visita ao Paço dos Duques de Bragança, uma visita às Caldas das Taipas e um peddy-paper. Para Tomar, cidade dos Templários, o palco principal vai ser o Convento de Cristo, onde vão decorrer várias iniciativas durante o dia e noite, como observação das estrelas com telescópios.

A maioria das iniciativas são da responsabilidade do IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico) e vão decorrer em igrejas, mosteiros, castelos, sítios arqueológicos, entre outros espaços, durante todo o dia, grande parte delas com entrada gratuita.monserrate

Na área de Lisboa, o destaque vai para o Monte da Lua em Sintra, onde a Parques de Sintra – Monte da Lua é responsável pelos parques e monumentos locais. Aqui, as actividades começam às 10h00, no Parque de Monsarrate, com um “levantamento 3D” do Palácio com o mesmo nome, actualmente a ser recuperado, e onde já estão concluídos os trabalhos na biblioteca, fachada e jardins.

Às 14h30, o encontro está marcado para o Chalet da Condessa d’Edla, no Parque da Pena, onde vai ser apresentado o levantamento construtivo do edifício e a apresentação de um modelo tridimensional do mesmo, para o pena250restauro do Chalet. Para o Palácio da Pena estão marcadas duas apresentações, uma às 11h00 e outra às 15h00, sobre o restauro dos vitrais da nave da capela do monumento.

O Castelo dos Mouros e o Convento dos Capuchos, recentemente restaurado, também podem ser visitados.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é uma efeméride instituída pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) em 1982 e aprovada pela UNESCO, com o objectivo de dar visibilidade aos monumentos e sítios arqueológicos.

Todas as actividades podem ser consultadas aqui: IGESPAR – programa e Parques de Sintra – Monte da Lua.



Deixar uma resposta