Celebra-Se Hoje O Dia Mundial Do Teatro

Celebra-se hoje, dia 27 de março, o Dia Mundial do Teatro e são vários os teatros com propostas.

Começamos pelo Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa.

Palavras como “espectáculo” e “actividades” estão escritas no programa do Teatro Nacional D. Maria II (TNDM II) para que nada falte a todos os que o queriam celebrar no dia de hoje. Um programa repleto de bons momento de entrada livre.

O TNDM II já habituou o publico a estas celebração neste  dia e este ano o os espectáculos ocorrem nas salas Garrett e Estúdio, outro espetáculo percorre diversos espaços do Teatro e ainda dão acesso a uma organizada visita à exposição de cartazes patente no Teatro terminando com uma agradável conversa em ambiente artístico com Romeo Castellucci. Todos os interessados devem dirigir-se à bilheteira e levantar o seu bilhete.

No programa estão previstas a Visita Guiada à exposição Teatro em cartaz: A coleção do D. Maria II, 1853-2015 (às 14h00). Ethica. Posteriormente Natura e origine della mente de Romeo Castellucii com hora marcada para as 16h00 e as 19h00.

A conversa com Romeo Castellucci decorre por volta das 20 horas com a moderação de José Tolentino de Mendonça, e será seguida por mais duas actividades: Tiranossauro Rex – Procedimento básico de memorização e esquecimento de Alex Cassal e Ensaio para uma Cartografia, de Mónica Calle às 21h30.

O dia mundial do Teatro é para ser comemorado por todos e, numa óptica de continuidade do trabalho desenvolvido, o Teatro Nacional D. Maria II, vai proporcionar neste dia uma sessão com áudio descritivo do espectáculo para um grupo de espectadores com deficiência visual da Fundação Raquel e Martin Sain e da Associação Promotora de Emprego de Deficientes Visuais (APEDV) – a  A Visita Escocesa foi o espectáculo escolhido para o efeito.

A Norte, o Teatro Nacional São João preparou várias iniciativas para assinalar este dia. No programa estão delineadas visitas gratuitas ao Teatro Nacional São João e ao Mosteiro de São Bento da Vitória e ainda à Feira do Livro de Teatro.

O TNSJ programou um ciclo para os dias 27 e 28 de março com um programa que destaca Romeo Catellucci – encenador italiano com um papel essencial na vanguarda teatral europeia. Vinte anos depois da estreia no PoNTI, o encenador está de regresso aos espaços do TNSJ, no Porto.

No Mosteiro de São Bento da Vitória (MSBV) está previsto um seminário Fazer mundo com o espanto dos mundos: Romeo Castellucci e a criação partilhada por Alexandra Moreira da Silva, investigadora teatral, que irá falar sobre o trabalho deste encenador na segunda-feira. Posteriormente, no dia 28 de março, o próprio Romeo Castellucci irá estar presente numa masterclass para partilhar com os presentes o seu processo dramatúrgico. Ambas as iniciativas decorrem na sala do tribunal e começam às 15h00 sendo necessário que os interessados se inscrevam.

Ainda no MSBV, está prevista a apresentação de Júlio César – Peças Soltas, uma intervenção dramática sobre William Shakespeare integrada no BoCA – Biennial of Contemporary Arts, em cena nos dias 30 e 31 de março, a decorrer às 17h00 e às 21h00. Sendo esta apresentação que irá corresponder ao fim deste ciclo.

Para estes dois dias estão também previstas no programa visitas até aos bastidores do teatro e à feira do livro – onde será possível observar o que permite a realização dos espetáculos do Teatro Nacional São João. Ao longo do dia 27 de março, e em três horários diferentes, vão então ocorrer as visitas guiadas ao TNSJ (10h00, 12h30 e 15h00) e ao Mosteiro de São Bento da Vitória (10h00, 12h00 e 15h00) – nesta última com acesso à exposiçãoNoites Brancas. Todas estas visitas estão adaptadas para os mais diversos públicos, estando traduzidas em inglês, francês e espanhol e ainda com videoguia em Língua Gestual Portuguesa.

No que diz respeito à anunciada Feira do Livro de Teatro, esta terá início no mesmo dia das restantes iniciativas e prolonga-se até dia 31 de março. A feira será no foyer do Teatro Nacional São João – no primeiro dia entre as 10h00 e as 19h00 e nos restantes entre as 13h00 e as 19h00. Bem como no átrio do Mosteiro de São Bento da Vitória, também no dia 27 de março, no período da manha entre as 10h00 e as 13h00 e no período da tarde entre as 14h00 e as 18h00 – nos dias seguintes, ocorre somente entre as 14h00 e as 18h00.

O mês de março fica assim marcado com inúmeros teatros, começando com Veraneantes de Maksim Gorki encenado por Nuno Cardoso no Teatro Nacional São João – em cena até dia 18 de março. Este Teatro acolhe ainda mais dois espetáculos: Pinocchio e Como Ela Morre.

O primeiro, Pinocchio: “o jogo das grandes verdades e das grandes mentiras” estará em cena no teatro Carlos Alberto nos dias 15 -19 de março. Pinocchio é uma adaptação do clássico de Carlo Collodi com encenação de Bruno Bravo e os horários são de quarta-feira a sábado às 21h00 e domingo às 16h00. Esta peça vem substituir As Confissões – peça cancelada pela companhia As Boas Raparigas.

A segunda peça, prende-se com o nome de Como Ela Morre e tem texto e cocriação de Tiago Rodrigues. Estreará a 9 de março no Teatro Nacional D. Maria II, (Lisboa) mas “viajará” até ao Teatro Nacional de São João entre os dias 22 e 25 de março.

Ainda com o tema de teatro, no Mosteiro de São Bento da Vitória, nos dias 30 e 31 de Março poderá encontrar a peça Júlio César – Peças Soltas, em cena quinta e sexta-feira às 17h00 e as 21h00.

Os bilhetes para todas estas peças podem rondar entre os 7,50 e 16 euros e estão à venda nos locais habituais.

Já em Oeiras são 26 grupos amadores de teatro que fazem parte do programa da 31ª Mostra de Teatro Amador do Concelho de Oeiras, que começa hoje dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro, e a decorrer até dia 21 de maio de 2017 a decorrer em 26 palcos do concelho de Oeiras.
A entrada é gratuita, ficando limitada às lotações das salas. Importante salientar que serão distribuídas senhas uma hora antes do início dos espectáculos nos Auditórios Municipais.

O programa poderá contar com:

  • Dia 27 de março às 21h30 – Sonho de Uma Noite de Verão no Auditório Municipal Lourdes Norberto, Linda- a- Velha
  • dia 31 de março às 21h30 – Três no Auditório Municipal Eunice Muñoz – Oeiras
  • dia 1 de abril às 21h30 – Reencontro no Salão do Grupo Recreativo de Tercena, Tercena
  • dia 2 de abril às 16h – Papão e o Sonho no Auditório Municipal Eunice Muñoz, Oeiras
  • dia 8 de abril às 21h30 – A Viúva!– no Salão Nobre A.H.B.V.Progresso Barcarenense, Barcarena
    -dia 9 de abril às 11h00 – Ver com olhos de sentir no Auditório Municipal Eunice Muñoz, Oeiras
  • dia 21 de abril às 21h30 – Não era uma vez… no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, Carnaxide
  • dia 28 Abril, 21h30 – Despedida de Solteiro no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, Carnaxide
  • dia 29 de abril às 16h00  – Piquenique na Falésia no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, Carnaxide
  • dia 29 de abril às 21h30 – A Noiva no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, Carnaxide
  • dia 30 de abril às 19h00 – O Terceiro Andar no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, Carnaxide
  • dia 5 de maio às 21h30 – O Reino Virtual?  no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, Carnaxide
  • dia 6 maio às 21h30 –  Não quer ficar de pé no Auditório Municipal Eunice Muñoz, Oeiras
  • dia 7 de maio às 18h00 – O Monstro dos beijinhos no  Salão da S.I.M.E. Cruz Quebradense, Cruz Quebrada
  • dia 7 de maio às 21h30 – As Criadas no Auditório Municipal Eunice Muñoz, Oeiras
  • dia 11 de maio às 18h00 – Reivindicação no Auditório Municipal Eunice Muñoz, Oeiras
  • dia 12 de maio às 21h30 – Hora Certa no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, Carnaxide
  • dia 13 de maio às 16h00 – Capuchinho no Auditório Municipal Eunice Muñoz
  • dia 13 e maio às 21h30 – A Vizinha do Lado no Auditório Municipal Eunice Muñoz
  • dia 14 de maio às 16h00 – Blind Date no Salão Associação Cultural de Tercena, Tercena
  • dia 14 de maio às 21h30 – A Ratoeira no Teatro Nova Morada
  • dia 19 maio, 21h30 – Orai e Bebei no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, Carnaxide
  • dia 20 de maio às 21:30 – O Ensaio no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, Carnaxide
  • dia 21 de maio às 16h00 – Estaremos a Tempo no Salão do Grupo Recreativo de Tercena, Tercena
  • dia 21 de maio às 19h00 – O Voo da Cotovia no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, Carnaxide
  • dia 21 maio às 21h30 – Fado em Nós no Auditório Municipal Lourdes Norberto, Linda-a- Velha

O Dia Mundial do Teatro foi criado pelo Instituto Internacional do Teatro em 1961.

Deixar uma resposta