CCB recebe música antiga com Os Músicos do Tejo

O Centro Cultural de Belém apresenta Il Trionfo d’Amore, serenata a seis vozes, pelos Os Músicos do Tejo, projecto especializado em música antiga.

A serenata Il Trionfo d’Amore é de Francisco António de Almeida, obra oferecida a D. João V por ocasião da festa litúrgica de S. João Evangelista, padroeiro do rei. No enredo desta serenata, o casamento de Adraste e Nerina, “prometidos pelos deuses”, é contrariado pelos impulsos amorosos, aliás correspondidos, desta por Arsindo. Após várias peripécias dramáticas, em que os jovens têm de enfrentar a ira dos pais, o amor acaba por triunfar. Il Trionfo d’Amore revela um estatuto ambíguo entre a cantata e a ópera, apresentando novos desafios à maneira de fazer teatro lírico.

Da parceria com o CCB resultaram três óperas, de F.A. de Almeida, a primeira foi  La Spinalba com onze apresentações públicas e já gravada em CD pela editora Naxos; de seguida o grupo apresentou Lo Frate ‘nnamorato, de Pergolesi e Le Carnaval et la Folie, de Destouches, realizando assim uma   sintética viagem por toda a Europa barroca. O retorno a F. A. de Almeida, é um regresso a casa para o grupo.

Arsindo vai ser interpretado por Clint van der Linde, Giano é Catia Moreso, Nerina é Joana Seara, Termosia é Raquel Camarinha,  Mirenio é Luís Rodrigues e Adraste é Fernando Guimarães. A direcção musical pertence a Marcos Magalhães, com encenação e direcção teatral de Luca Aprea e com edição da partitura de Rui Magno Pinto.

Il Trionfo d’Amore, de Francisco António de Almeida, nos dias 19 e 20 de Janeiro, às 21h00 e às 16h00, respectivamente, no Pequeno Auditório. Tem a duração aproximada de 2h15 com intervalo e com legendas em português. Este concerto insere-se na Assinatura Barroco do CCB.

Por Clara Inácio

Deixar uma resposta