CCB dedica Ciclo de Cinema a Nino Rota

O CCB dedica um ciclo de cinema a Nino Rota, a partir de dia 29 para assinalar o centenário do nascimento do compositor, intitulado Os Filmes da Minha Música,  com bandas sonoras da autoria do compositor.

Em Dezembro de 2011 celebrou-se os 100 anos do nascimento do compositor italiano Nino Rota. O compositor nasceu em Milão e os seus pais eram músicos. Considerado um menino-prodígio, a sua primeira oratória, L’infanzia di San Giovanni Battista, foi composta aos 12 anos e tocada na sua cidade natal e em Paris. Formou-se em Música nos EUA. Foi professor e director do Conservatório de Bari de 1950 a 1979, ano da sua morte. Compôs dez óperas, cinco peças para bailado e dezenas de obras orquestrais, corais e de câmara. Foi o cinema que imortalizou a sua música, todos os filmes de Fellini a partir de Lo sceicco bianco são com as suas músicas.

Também trabalhou com Alberto Lattuada, Luigi Comencini, Mario Soldati, Mario Monicelli, Franco Zeffirelli, Luchino Visconti, King Vidor, René Clément, Lina Wertmüller e Francis Ford Coppola. O segundo filme da saga O Padrinho recebeu o Óscar para a melhor música original.

Os filmes serão projectados em DVD, com legendagem em português, no Pequeno Auditório às 21h00. Os bilhetes são a 3,20 euros.

Programação:
La Dolce VitaFederico Fellini 29 Junho
Romeu e Julieta Franco Zeffirelli 30 Junho
Morte no Nilo John Guillermin 1 Julho
O Leopardo Luchino Visconti 4 Julho
Roma Federico Fellini 5 Julho
Ensaio de Orquestra Federico Fellini 6 Julho

O Padrinho Francis Ford Coppola 7 Julho

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta