CCB Assinala 100 Anos Da Revolução Russa

Cem anos passaram desde a Revolução Russa de Outubro de 1917, data que o CCB assinala a partir de amanhã com uma programação que inclui uma palestra, leitura encenada, um debate, a projecção de um filme no Belém Cinema e um concerto.

A programação arranca amanhã, pelas 18h30, na Sala Literatura e Pensamento com a palestra: A Revolução Russa Acabou? com Stephen Lovell – Professor de História Moderna no King’s College, em Londres. Aqui, vai se abordar o facto de a Revolução Russa ser considerada a segunda grande revolução dos tempos modernos desde a Revolução Francesa de 1789, e até como o acontecimento mais importante do século XX, tendo inspirado ou assombrado dezenas de estados e movimentos políticos nas décadas seguintes.

No dia 26 de setembro, pelas 18h00, na mesma sala, tem lugar a Leitura Encenada De Poesia De Vladimir Maiakovski por José Fanha.

A 23 de outubro, às 18h30, no Pequeno Auditório, tem lugar um debate sobre os acontecimentos que levaram à Revolução Russa de 1917 e o impacto que os seus ideais tiveram na história da Europa, com José Pacheco Pereira, Raquel Varela, Ruben de Carvalho e Jaime Nogueira Pinto.

No dia 29 de outubro, pelas 16h00, no Grande Auditório, no Belém Cinema, é possível assistir ao filme Ivan, O Terrível de Serguei Eisenstein, com Nikolai Cherkasov, Serafima Birman, Ludmila Tselikovskaya, Mikhail Nazvanov, Pavel Kadochnikov, na sua versão restaurada digitalmente.

Finalmente, no dia 19 de novembro, tem lugar às 17h00, no Grande Auditório, o concerto Depois de Outubro pela Orquestra Sinfónica Metropolitana, que apresenta música evocativa da Revolução de Outubro (25 de outubro de 1917), da autoria de Schostakovich e Prokofiev.

Os bilhetes estão à venda no local e online, e o preço varia consoante o evento, entre 4 euros e 20 euros.

Deixar uma resposta