Castelo Rodrigo E Podence São Finalistas Na Categoria Aldeias Autênticas: Das 7 Maravilhas – Aldeias De Portugal®

Castelo Rodrigo e Podence são as aldeias finalistas do concurso 7 Maravilhas – Aldeias De Portugal®, escolhidas pelos portugueses na categoria Aldeias Autênticas.

As duas aldeias foram escolhidas entre: Aldeia do Xisto de Cerdeira, Alte, Biscoitos, Castelo Rodrigo, Fontão de Loriga, Montesinho e Podence, durante a gala transmitida em direto de Podence, no Concelho de Macedo de Cavaleiros

Castelo Rodrigo foi fundada pelos Túrdulos 5 séculos antes de Cristo, ocupada pelos romanos e depois pelos mouros, e recebeu carta de foral de D. Sancho I em 1209, no contexto de conquista cristã, e integrou definitivamente o território português em 1297. A Igreja de Nossa Senhora do Rocamador foi fundada no séc. XIII para apoio aos peregrinos de Santiago de Compostela. A 7 de Julho de 1644 travou-se a batalha de Castelo Rodrigo, onde tropas portuguesas comandadas por Pedro Jacques de Magalhães derrotaram o exército espanhol do Duque de Ossuna. Foi palco das invasões francesas, entre 1801 e 1810, cuja destruição marcou profundamente a região. Entre os pontos de interesse destacam-se as velhas muralhas, o Pelourinho quinhentista, a cisterna medieval e os vestígios da presença da comunidade de cristãos-novos.

Podence foi originalmente designada como freguesia de Nossa Senhora da Purificação, pertenceu ao Concelho de Bragança e Izeda, só integrando o Concelho de Macedo de Cavaleiros a partir de 1878. Do seu património histórico destaca-se a Igreja Paroquial (Nossa Senhora da Purificação), de arquitetura barroca e neoclássica, cuja construção remonta ao século XVII, destaca-se ainda a Casa do Careto, marco da tradição carnavalesca da aldeia de Podence, num ritual associado à fertilidade, e anuncia a chegada da primavera, desde tempos ancestrais.

Deixar uma resposta