Castelo de São Jorge promove tertúlias sobre o património aos domingos

“A Memória dos Lugares – Tertúlias de Outono no Castelo” é a proposta do Castelo de São Jorge e da EGEAC, para as tardes de domingo, dos próximos meses, numa iniciativa que pretende mostrar, discutir a história, o monumento e as gentes.

As sessões estão marcadas sempre para as 16h00 e são seguidas de uma visita ao castelo, ao museu e à estação arqueológica, consoante a temática discutida, entre outras actividades.

A próxima sessão é no dia 26 de Setembro e vai abordar o tema: “Das muralhas romanas às muralhas medievais: a compreensão do espaço”, seguem-se outra no dia 10 de Outubro uma tertúlia sobre “A evolução das construções defensivas: o Castelo de S. Jorge como fortificação”.

No dia 24 é a vez de “O património, o seu uso e a sua construção/desconstrução” com a presença do Professor Doutor Paulo Pereira, o Olissipógrafo e jornalista Appio Sotto Mayor e Homem Cardoso, no dia 7 de Novembro, o tema é “Mezinhas e remédios medievais: o que os cruzados transportavam para a cura” pelo Dr. João Neto (responsável do Museu da Farmácia) e leitura de alguns trechos medievais pelo actor Marco António del Carlo.

Encerra a iniciativa, no dia 21 de Novembro, o tema “O Castelo monumento e o Castelo freguesia: a vida quotidiana, o turismo e os novos/ outros usos”, pelo Professor Doutor Jorge Ferraz e Dr. Fernando Completo, seguido de mesa redonda.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas previamente junto ao Serviço Educativo do Castelo de São Jorge.

Texto de Elsa Furtado

1 Comentário

Deixar uma resposta