Castelo de São Jorge apresenta A Flauta Mágica de Mozart

O Castelo de São Jorge volta a promover mais uma edição das  Noites de Ópera, desta vez  com a apresentação de A Flauta Mágica, de Mozart, na versão portuguesa de Alexandre Delgado, nos próximos dias 6, 7, 8 e 9 de Julho, às 22h00.

Esta é uma forma diferente de assistir a uma ópera, no cenário ao ar livre do Castelejo, do monumento lisboeta. Durante quatro noites vais ser possível assistir às estórias de amor de Tamino e Pamina, de Papagueno e Papaguena, pela Companhia de Ópera do Castelo.

Desde a sua estreia num modesto teatro de Viena, em 1791, A Flauta Mágica sempre cativou as sensibilidades dos espectadores mais diversificados. Para os adultos representa os ideais iluministas e maçónicos partilhados pelo compositor e pelo autor do libreto (Schikaneder) e uma história de amor e poder que transpõe as dificuldades que o amor e que os propósitos genuínos têm de passar até à sua concretização. Para as crianças, é uma história de encantar típica da tradição do conto de fadas, a beleza expressiva da sua música, transportam-nas para um bosque frondoso habitado por seres do imaginário colectivo infantil.

A versão apresentada é em português da autoria de Alexandre Delgado, compositor, maestro, musicólogo e um divulgador apaixonado da música erudita no nosso país. A recriação musical para agrupamento de câmara é do compositor italiano Tiziano Manca. Substitui a maior parte do núcleo das cordas (o maior numa orquestra) por sopros da família dos metais, incluindo o trompete, que era pouco usado no século XVIII, e o saxofone, que não existia. A adição destes novos instrumentos, conferem uma nova cor, mas respeitando a energia e textura originais.
O elenco é de jovens cantores portugueses. A dupla luso/canadiana, das encenadoras Caroline Bergeron e Catarina Santana realizaram uma releitura e construção cénica lançando uma ponte
entre o passado e o mundo contemporâneo.

Numa apresentação da  Companhia de Ópera do Castelo, com Ana Franco no papel de Pamina; João Rodrigues no de Tamino; Rui Baeta como Papagueno e Eleanor Briggs como Rainha da Noite.

O espectáculo é para maiores de 4 anos, e os bilhetes custam 5 euros até aos 10 anos e 7,50 euros para os adultos e podem ser adquiridos nas bilheteiras do Castelo.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta