Castelo de Monsaraz recebe exposição de fotografia Dark Sky Alqueva

A Torre de Menagem do castelo de Monsaraz vai acolher, até 6 de janeiro, uma exposição de fotografia que revela um olhar diferente sobre a paisagem e o céu, de Miguel Claro e Babak Tafreshi.

Babak Tafreshi é um dos mais conhecidos astrofotógrafos do mundo, fundador e diretor do programa The World At Night, membro da organização Astronomers Without Borders e fotógrafo das revistas Sky and Telescope e National Geographic News. Este fotógrafo iraniano, que atualmente vive na Alemanha, trabalha também para o Observatório Europeu do Sul.

Distinguido em 2009 com o prémio Lennart Nilsson, o maior galardão mundial na área da fotografia científica pelas suas fotografias do céu durante a noite, Babak Tafreshi é um viajante apaixonado pela astronomia, não perdendo  oportunidades de fotografar o céu.

Miguel Claro é, além de astrofotógrafo, autor e orador, promovendo a divulgação científica da astronomia através de sessões de observação, palestras públicas, artigos, exposições e workshops. Ao longo dos últimos anos especializou-se na fotografia de paisagens astronómicas (ou Skyscapes), um conceito que visa a união entre os elementos Céu e Terra, valorizando o património arquitetónico, cultural e paisagístico e abordando, de forma educativa e científica, o Universo repleto de astros.

As suas imagens têm percorrido o mundo e já foram publicadas em livros e nas mais prestigiadas revistas internacionais da especialidade, como é o caso da Astronomy Magazine, Sky and Telescope, Astronomy Now, BBC Sky at Night, Pratical Astronomer e Ciel et Espace, entre outras. Várias imagens de Miguel Claro foram distinguidas pela NASA como EPOD – Earth Science Picture of the Day e APOD – Astronomy Picture of the Day.

Miguel Claro é ainda o autor do livro Astrofotografia – Imagens à luz das estrelas, da editora Centro Atlântico, e fotógrafo da reserva Dark Sky Alqueva.

Sob o tema Dark Sky Alqueva – Imagens à luz das estrelas. Um céu sem fronteiras!, a exposição, que reúne trabalhos dos dois astrofotógrafos, vai ser inaugurada amanhã, sexta-feira, dia 21 de dezembro, às 17h00 e é promovida pelo Município de Reguengos de Monsaraz está integrada no ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto, onde pode ser apreciada até ao dia 6 de janeiro de 2013 na vila medieval de Monsaraz.

Texto de Ângela Nobre

Deixar uma resposta