Cascais recebe o XI Congresso Internacional de Reabilitação do Património Arquitetónico e Edificado

Cascais vai ser palco do XI Congresso Internacional de Reabilitação do Património Arquitetónico e Edificado, de 12 a 14 de Julho. A iniciativa vai decorrer no  Palácio da Cidadela de Cascais, no Centro Cultural de Cascais, entre outros. O congresso vai juntar mais de 130 investigadores, de cerca de 25 países, para debaterem o futuro do Património  Arquitetónico e Edificado.

A iniciativa conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, e do rei de Espanha, Juan Carlos. O congresso é promovido pelo Centro Internacional para la Conservación del Patrimonio – CICOP, cuja sede da delegação portuguesa se situa em Cascais. O evento conta com a parceria da Câmara Municipal de Cascais e do Instituto de Cultura e Estudos Sociais.

Centrado em dois módulos temáticos: Conservação do Património e  Inovação e Novas Tecnologias, o programa dá especial enfoque ao Património Ibérico, dando conta da evolução do conceito de Património Cultural, integrando hoje a paisagem (património natural), os costumes e as tradições (património imaterial).

Acontecem ainda seis seminários internacionais e dois workshops, coordenados por investigadores portugueses de relevo, nomeadamente Raquel Henriques da Silva, Simonetta Luz Afonso, Graça Filipe e Victor Mestre.

Destaca-se a conferência inaugural pelo engenheiro espanhol Manuel Fernández Cánovas, que se tem diferenciado no estudo das patologias em estruturas em betão, no Palácio da Cidadela de Cascais, bem como a conferência no dia 13 de julho, pelo engenheiro italiano Gianluigi Collaluci, responsável pela intervenção de conservação e restauro na Capela Sistina no Museu do Vaticano, que coordena no mesmo dia o seminário Restauro e Conservação de Pintura Mural.

Assinala-se ainda a entrega dos Prémios Internacionais do CICOP a sete personalidades de relevo na área da salvaguarda do Património, no dia 13 de julho.

Texto de Clara Inácio 

Deixar uma resposta