Cascais recebe exposição de fotografia dedicada a Marilyn Monroe

De 5 de Junho a 17 de Julho, a Fundação D. Luís I e a Câmara Municipal de Cascais apresentam uma exposição fotográfica inédita em Portugal. Marilyn Monroe: A Última Sessão no Centro Cultural de Cascais, numa mostra que reúne 60 fotografias selecionadas pelo fotógrafo Bert Stern, de um leque de 2.500 fotografias do último ensaio fotográfico da actriz, realizado apenas seis semanas antes da sua morte inesperada a 5 de Agosto de 1962.

Stern guardou os negativos durante vinte anos, e só em 1982 revelou a maioria das 2.571 imagens que a objectiva captou, tendo sido publicadas no livro The Last Sitting que dá o mote para o nome da exposição, que viria a ser inaugurada apenas em 2006, no Musée Maillol, em Paris.

The Last Sitting é a história de como Norma Jean Mortenson se tornou Marilyn Monroe, que continua a ser um mito quase 50 anos após a sua morte. A sessão fotográfica com Marilyn Monroe representou um marco na carreira do fotógrafo e retratista, através das imagens únicas e desinibidas da actriz, apesar de Stern ter no seu curriculum outras celebridades como Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor ou Madonna.

Cascais entra assim na lista de cidades que recebeu esta exposição itinerante, a par de  Paris, Rio de Janeiro, São Paulo, Nova Iorque, Seul e Londres, que pretende também dar a conhecer ao mundo, o trabalho do fotógrafo nova-iorquino Bert Stern, que, durante três dias e três noites, na suite 261 do Hotel Bel-Air, em Los Angeles, captou, a beleza da diva da Sétima Arte.

A Fundação D. Luís I tem, assim, a oportunidade de mostrar as imagens seleccionadas pessoalmente por Bert Stern e que coincide com a edição de um catálogo da Quetzal Editores.

A exposição estará patente entre 5 de Junho e 17 de Julho, no Centro Cultural de Cascais na Avenida Rei Humberto II de Itália em Cascais, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 19h00 e encerra às segundas, a entrada é gratuita.

Texto de Margarida Vieira Louro

Deixar uma resposta