Cascais Ganha Museu da Vila

museu_vilaFoi inaugurado ontem o Museu da Vila, em Cascais. Instalado nos Paços do Concelho, em pleno Centro Histórico, o espaço integra-se no Bairro dos Museus e pretende dar a conhecer a vila e o Concelho desde o Neolítico até ao início do século XX.

Depois das boas-vindas dadas por um renascido D. Carlos I, o visitante parte à descoberta de peças emblemáticas como o Estandarte de Armas ou o Foral de Cascais outorgado em 1514 por D. Manuel I que sofreu recentemente obras de restauro. Do espólio fazem ainda parte vestígios da era pré-histórica, como as Sandálias Votivas, artefactos que acompanhavam os mortos.

O Museu da Vila apresenta ainda soluções multimédia, com destaque para um dispositivo em forma de gaivota (um dos símbolos de Cascais) que permite viajar por diversos temas escolhidos pelo utilizador e à sua própria velocidade. Também a iluminação interage com o visitante à medida que este se aproxima de determinada área.

O projeto estará finalizado em 2017, com novas fases centradas no período de 1900 em diante. A entrada, essa é gratuita.

Texto de Alexandra Gil

Deixar uma resposta